Itapira já contabiliza 14 casos de raiva animal neste ano

No ano passado foram apenas dois casos registrados

O saldo de casos de raiva animal em Itapira já chega a 14 registros neste ano. Do total de casos, 11 afetaram bovinos e os outros três atingiram morcegos – sendo um insetívoro e dois vampiros. No ano passado inteiro foram somente duas ocorrências da doença. Até a última quinta-feira (10) não existiam outros casos suspeitos em investigação. 

Em resposta aos casos, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão ligado à Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, já confirmou o início da campanha de vacinação de cães e gatos nas áreas urbana e rural. O procedimento, conforme já havia sido noticiado pelo Itapira News, acontece nos dias 19 e 26 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana.

Já no dia 2 de setembro na Zona Rural, nas Unidades Básicas de Saúde da Ponte Nova, de Barão Ataliba Nogueira e Eleutério e com equipes volantes em propriedades adjacentes. A vacinação ocorrerá entre 8h00 e 16h00. Em Mogi Mirim, a Prefeitura também confirmou um caso de raiva em um morcego encontrado na Zona Rural do município. Uma etapa de vacinação na cidade também está marcada para o dia 26 deste mês.