A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira lançou uma campanha de orientação para que a população verifique a carteira de vacinação e, caso necessário, atualize as vacinas contra a Febre Amarela.
O município está inserido em uma área de risco para contaminação da doença porque está ao lado de dois municípios, Águas de Lindóia e Serra Negra, que confirmaram casos da doença em 2024, um deles envolvendo o óbito do paciente.
O atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) acontece de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00, tanto para verificar as carteirinhas e aplicar as doses conforme a necessidade.
A vacina contra a Febre Amarela faz parte do Calendário Nacional de Imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde). A primeira dose é aplicada aos nove meses de idade e a dose de reforço é aos quatro anos.
As pessoas que iniciaram o ciclo vacinal com mais de cinco anos tomam somente uma dose ao longo da vida. A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus transmitido por mosquitos e que é imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada através de vacinação.
A doença é de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. A pessoa infectada por febre amarela pode desenvolver alguns sintomas, como febre alta, icterícia, hemorragia e eventualmente choque e insuficiência de múltiplos órgãos.