Duas representantes da Secretaria Municipal de Educação participaram do I Encontro Presencial de Formação da Escola em Tempo Integral. O evento foi realizado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no dia 25 de junho, em Campinas (SP).
As abordagens versaram sobre estratégias pedagógicas e administrativas relacionadas à educação em tempo integral, com ênfase na importância desse modelo de ensino para a sociedade.
Sandra Villon, coordenadora da Educação em Tempo Integral no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, e Camila Milano, orientadora do polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) no município, formaram a comitiva itapirense.
O trabalho desenvolvido em Itapira inclusive recebeu elogios de uma das formadoras. Sandra inclusive foi convidada a apresentar as experiências do município em uma próxima reunião.
O encontro faz parte da Formação Continuada para Profissionais da Educação Básica na Perspectiva da Educação em Tempo Integral, iniciativa ofertada na metodologia de educação a distância. O curso possui cinco módulos com duração de um mês cada e tem origem no Programa Escola em Tempo Integral.
A parceria foi firmada entre município e governo federal em setembro de 2023 e prevê a disponibilização de R$ 291.326,10 para a manutenção das novas 130 matrículas da pré-escola em tempo integral. O recurso deve ser utilizado em até dois anos após a assinatura do pacto.
A pactuação contempla o processo de investimento e ampliação das escolas e matrículas em tempo integral. O programa acontecerá anualmente com previsão de destinação de verbas até 2026.