Comitiva itapirense marcou presença em evento (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Na última terça-feira (25) a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapira marcou presença no 1° Encontro de Desenvolvimento Turístico da Baixa Mogiana, realizado na cidade de Mogi Mirim.

Participaram gestores dos municípios que fazem parte da região turística Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana. Itapira foi representada pelo diretor de Cultura, Ezequiel Barel Filho, e pelo coordenador do Museu Histórico, Eric Apolinário.

O encontro, que faz parte do projeto PRT+Integrado (Programa de Regionalização do Turismo), contou com as palestras de Eric Apolinário, do Museu de Itapira, e que é autor do livro ‘Inverno Escarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Lest’, e do turismólogo de Mogi Mirim Ed Alipio, além da coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura.

“A Secretaria de Cultura de Turismo de Itapira, através da palestra do Eric Apolinário, apresentou as possibilidades turísticas em torno da Revolução de 32 em nossa região e falamos de algumas atividades que estamos desenvolvendo por aqui”, disse o diretor de Cultura Ezequiel Barel Filho.

A coordenadora do Ministério do Turismo destacou a importância do trabalho de integração para o desenvolvimento turístico. “O programa de regionalização é uma ação que se conecta a outras iniciativas do ministério como programas de captação e financiamento. Esta transversalidade é fundamental para a estruturação e ordenamento de políticas públicas nas regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro”, ressaltou Ana Carla.

Ela também destacou as possibilidades dos municípios adquirirem recursos junto ao Ministério do Turismo através de alguns programas do governo. “No geral, deu para perceber que estamos no caminho certo, principalmente no que diz respeito à criação de produtos turísticos, como a Rota 32”, avaliou Barel Filho.

Constituída em 2017, a região turística de Trilhos e Trilhas da Baixa Mogiana, situada no sudeste de São Paulo, é certificada pelo Ministério do Turismo e composta pelas cidades de Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Mogi Guaçu, Paulínia, Estiva Gerbi, Itapira e Mogi Mirim, sendo estes três últimos Municípios de Interesse Turístico.