Grupamento está em criação em Itapira: sociedade pode ajudar (Ilustração/Reprodução)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Reforçar a estrutura existente no município no tocante às operações de resgates, buscas, salvamentos e combates a incêndios. Essa é a missão do 1º GVBI (Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira), cujos planos de criação começaram a sair do papel e ganharam contornos mais práticos.

A iniciativa já conquistou um importante apoio: a cessão de um imóvel, situado na Avenida São Paulo, região da Vila Ilze, que abrigará as atividades. O local estava sem uso para Prefeitura, que transferiu a autorização de uso para Grupamento e forneceu mão de obra para sua reforma.

A iniciativa da criação do 1º GVBI é do socorrista Gabriel Cardoso Lovatto, que atua como socorrista do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e do agente da Defesa Civil Thales Tonolli Shcoll. A ideia já era antiga na cabeça de Lovatto, que encontrou em Tonolli a mesma disposição para correr atrás e transformar o sonho em realidade.

“Há muito tempo eu já pensava em criar um Grupamento de Bombeiros Voluntários em Itapira, mas fui amadurecendo a ideia aos poucos. Até que comentei com o Thales sobre essa proposta e descobrimos que tínhamos essa vontade em comum. Aí nos unimos e começamos a dar os encaminhamentos necessários”, comenta Lovatto.

Lovatto, ao lado do prefeito José Natalino Paganini; Adão e os voluntários Rocha e Marcatti em recente solenidade na Casa da Cultura (Divulgação)

A primeira etapa burocrática foi criar um estatuto e formar a associação que vai reger o 1º GVBI. Lovatto ficou como presidente da associação e comandante operacional do grupamento, enquanto que Tonolli figura como 1º sub-comandante operacional. Nos próximos dias, um edital será publicado para convocar pessoas interessadas em atuar como bombeiro voluntário no município.

De acordo com Lovatto, todos os membros do 1º GVBI deverão passar por um treinamento em uma empresa especializada nesse tipo de capacitação. A ideia é que a apresentação oficial do grupamento ocorra no dia 24 de outubro deste ano – data do aniversário de 198 anos de Itapira.

Neste momento, enquanto o imóvel da Avenida São Paulo ganha nova função, os membros da associação se dividem na tarefa de correr atrás de mais apoio para garantir a estrutura básica do 1º GVBI, que além do imóvel, precisa também de viaturas e equipamentos. “O ideal é iniciar as atividades com um veículo adaptado com moto-bomba, para atender ocorrências de incêndio, e outro para servir como viatura operacional e administrativa. Estamos enviando ofícios a empresários, comerciantes e autoridades para buscar doações que possam suprir essas nossas necessidades iniciais”, explica Lovatto.

De acordo com ele, o 1º GVBI deverá atuar em conjunto com outros órgãos de Segurança Pública da cidade, apoiando e sendo apoiado em ocorrências diversas. O projeto é espelhado em iniciativas semelhantes em outras cidades. Como toda atuação é voluntária, o requisito principal para atuar no grupamento é a vontade de servir à comunidade sem necessariamente receber nada em troca.

Além das doações de equipamentos, veículos e materiais, a sociedade também pode colaborar com o fornecimento de mão-de-obra administrativa e de suporte, como assessoria jurídica, contabilidade, entre outros. Para o futuro, depois de já estabelecida e em funcionamento, a iniciativa almeja a possibilidade de pleitear recursos públicos para manter suas atividades. Os interessados em saber mais sobre o projeto e apoiar a criação do 1º GVBI podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 9.9926-5129.

Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira

Composição da Associação

Presidente: Gabriel Cardoso Lovatto
Vice presidente: Renato Aparecido Adão
1º Tesoureiro: Robson Adriano de Souza
2º Tesoureiro: André Óleo
1º Secretária: Paula Adriana Valentim
2º Secretário: Renato Aparecido Adão Júnior
Suplente: Angélica Elizabeth da Silva Fusco

Quadro atual do 1º GBVI

Comandante Operacional: Gabriel Cardoso Lovatto
1° Sub-comandante Operacional: Thales Tonolli Scholl
2° Sub-comandante Operacional: Renato Aparecido Adão
Bombeiros civis e voluntários: Rafael Rocha e Matheus Marcatti