
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira realiza entre os meses de novembro e dezembro o mutirão da catarata.
Durante esse período, 120 pacientes que aguardam pela cirurgia desde 2019 serão atendidos.
“Com a melhora no quadro geral da pandemia do coronavírus no município, a Secretaria Municipal de Saúde está concentrando esforços para atender a demanda reprimida de procedimentos eletivos, especialmente os que possuem lista de espera maior”, diz a Prefeitura.
No caso da cirurgia de catarata, estão sendo convocados pela Central de Regulação os pacientes que possuem solicitação desde 2019 e 2020.
Na semana passada, os primeiros 40 pacientes que serão atendidos foram chamados para os exames de sangue e eletrocardiograma. Nesta terça-feira (16), eles foram reavaliados pelo Oftalmologista no CAIS (Centro de Atendimento Integral à Saúde).

Conforme detalhado pelo secretário municipal de Saúde, Vladen Vieira, os pacientes seguem para exames específicos em Mogi Guaçu e a previsão é que a cirurgia a laser desse primeiro grupo ocorra já na próxima semana no Hospital de Olhos de Bragança Paulista.
O transporte para exames e para a cirurgia realizada fora do município será fornecido aos pacientes pela Secretaria Municipal de Saúde.
A previsão é que semanalmente sejam convocados 40 pacientes para cumprir as três etapas pré-cirúrgicas: exames de sangue e eletrocardiograma, reavaliação com o oftalmologista e exames oftalmológicos específicos.