publicidade - anuncie aqui

A primeira semana de abril em Itapira foi marcada pelo registro de 658 novos casos de dengue. Desses, 99,5% são considerados autóctones, indicando transmissão local da doença. 

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Itapira na sexta-feira (5), três casos ainda estão em investigação para determinar sua origem, enquanto nenhum caso importado foi identificado durante esse período. 

Com esses números, o total de casos de dengue em 2024 no município atingiu 2.664, com 2.911 notificações. Além disso, dois óbitos estão sendo investigados para determinar se a causa foi dengue ou não. 

Em relação aos casos autóctones, quase 13% do total é oriundo de casos na região do bairro do Cubatão, que acumulou 84 novos casos registrados na última semana. 

Vale ressaltar que, assim como o Cubatão, outros bairros que lideram os novos casos de dengue como Jardim Magali (59), Jardim Raquel (53), Vila Ilze (38), Jardim Bonfim (21), Penha do Rio do Peixe (19) e Vila Vieira (19), também já foram alvo de intervenções como mutirões de limpeza, nebulização veicular e costal, e bloqueio de criadouros.

Há ainda bairros como Centro (32), Jardim Soares (23) e Nova Itapira (19) que estão concentrando aumento nos casos e ainda não foram alvo de ações específicas contra a dengue. A Prefeitura informou que não há ações previstas para esses locais até o momento.

  • CUIDADOS

A população também deve fazer sua parte e se manter atenta na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. 

O ‘check-list’ capaz de eliminar possíveis criadouros inclui a remoção de água de bandejas de geladeira, inspeção de parte ocas em árvores e eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água parada nos imóveis residenciais e comerciais, além das construções.

A vedação adequada de caixas d’água, caixas de descarga, galões, tambores e tonéis é considerada crucial. A ênfase recai também sobre a importância da manutenção regular da limpeza, abrangendo calhas, rufos, lajes, quintais, piscinas, fontes ornamentais e ralos.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui