A semana começou com um recorde de frio em Itapira. Entre o final da madrugada e a manhã de domingo (11), os termômetros marcaram 3,8ºC no final da madrugada, estabelecendo a menor temperatura de 2024 até o momento.
Nesta segunda-feira (12), o frio intenso persistiu, com a mínima atingindo 4,2ºC logo pelo início da manhã- um desafio extra para quem precisou encarar o primeiro dia útil da semana.
Os dados foram fornecidos pela estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e também pela do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), ambas presentes em Itapira.
A previsão indica que o frio deve continuar até pelo menos quarta-feira (14), com temperaturas mínimas de 7ºC e máximas de 22ºC. A partir de quinta-feira (15), espera-se uma elevação gradual, com máximas chegando a 30ºC na sexta-feira (16).
Ao contrário da semana passada, que registrou um acumulado de 17,4 mm de chuva — 14,2 mm no sábado (10) e 3,2 mm no domingo (11) —, não há previsão de precipitações para esta semana.
Com isso, na quarta-feira (14), a umidade relativa do ar pode cair a preocupantes 10%, com máximas em torno de 50%, o que exige atenção redobrada com a hidratação e o cuidado com a saúde respiratória.