Publicidade - Anuncie aqui também!
Evento acontece pela primeira vez em Itapira (Divulgação)
Evento acontece pela primeira vez em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

A Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’, em Itapira, abriga neste fim de semana, entre sábado (22) e domingo (23), a primeira Conferência de Conscientização Social.

O evento é promovido pelo Instituto Konekti e aborda discussões inerentes a quatro eixos temáticos: educação, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

O instituto tem por objetivo promover conexões entre sociedade, entidades, grupos organizados e poder público, no sentido de contribuir com projetos e impulsionar a obtenção de resultados positivos. Com entrada livre, a conferência reúne palestras e mostra de documentários nos dois dias de atividades.

A organização aguarda a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, de entidades e instituições, ligadas às áreas sociais, de meio ambiente, cultura e educação, professores e pedagogos e autoridades públicas, por exemplo. “Estamos convidando muitas pessoas dessas áreas em nível local e também regional”, comentou o idealizador do evento e coordenador de projetos e de comunicação do Instituto Konekti, Ricardo Pecego, 38.

De acordo com ele, a Conferência de Conscientização Social deverá servir como um marco do início das atividades do Instituto Konekti. “É desta forma que pretendemos abrir um diálogo com a sociedade, com as entidades e com o poder público, sempre pautado nas quatro áreas de atuação do instituto, que são as causas sociais, o meio ambiente, a educação e a cultura”, destacou.

No sábado, 22, a programação começa às 14h30. Diversos palestrantes formarão duas mesas temáticas que envolverão várias preleções. No primeiro dia, a mesa com o tema ‘Tomando Consciência do País e do Planeta em Que Vivemos’, fará a exposição de questões vivenciadas atualmente pela sociedade. No dia seguinte, a segunda mesa, com o tema ‘Nem Tudo Está Perdido, Caminhos Para um Rumo Melhor’, apontará soluções para as problemáticas expostas no dia anterior. No domingo, 23, o cronograma é aberto às 10h00. Os palestrantes convidados são ligados à Unicamp, Wooz Arte e Cultura, Reevo e Alana. Nos dois dias também haverá exibição de documentários.  As atividades serão filmadas e disponibilizadas no site do Instituto Konekti (www.konekti.org.br).

A intenção, segundo Pecego, é que cada conferência promovida resulte em um relatório que será distribuído às prefeituras das cidades da região, além de também ficar disponível para consulta e download no site. “Esperamos a participação de todos os convidados para iniciarmos essa conexão que realmente dá sentido ao Instituto Konekti”, finalizou o coordenador. A Casa da Criança fica na Rua Silvio Galizoni, 238, no Cubatão. Mais informações pelo telefone (11) 9-9199-8959 ou pelo email [email protected]

SOBRE O KONEKTI

Fundado no início deste ano, o Instituto Konekti surge com a missão de transformar realidades. Na prática, o objetivo do órgão é atuar como um catalisador, impulsionando ideias, transformando ações, otimizando os projetos e melhorando os resultados nas áreas cultural, educacional, social e ambiental principalmente na região da Baixa Mogiana e Circuito das Águas Paulista.

Por meio de projetos, parcerias, pesquisas e consultorias, o instituto valoriza atitudes inovadoras e pioneiras que possam levar melhorias à sociedade de uma forma geral. “Queremos integrar nas nossas atividades todas as pessoas através de conteúdos direcionados que serão difundidos na internet, redes sociais e imprensa, buscando desta maneira causar mudanças no cotidiano das pessoas, demonstrando que o engajamento de cada um é simples e pode refletir positivamente na sociedade como um todo”, explica o coordenador.

A iniciativa surgiu da união de pessoas inspiradas em um modelo de associação que pudesse realmente transformar ambientes por meio da implantação de novas culturas. Na prática, a proposta do Instituto Konekti se sustenta em diversos pilares que preconizam a revolução da maneira de educar, transformação nas formas de extrair, produzir e reaproveitar recursos naturais, humanização das relações sociais, substituindo competição por cooperação, confiança em ideias e projetos que se mostrem viáveis, compartilhamento da produção e do conhecimento e mudanças comportamentais.

Toda informação gerada nos projetos, pesquisas e programas do Instituto Konekti será partilhada com o Poder Público, de forma gratuita, como forma de auxiliar na gestão de problemas e na implantação de soluções para os respectivos setores, além da criação de políticas públicas quando necessário. A ideia é que o Instituto Konekti atue dentro de qualquer tipo de associação sem fins lucrativos, com projetos de incubação, por exemplo, que visam tornar essas entidades mais sustentáveis, bem como em empresas, por meio de consultorias, ou ainda através de convênios junto ao poder público.