Acontece nesta quinta-feira (22) a primeira etapa da Campanha Anual de Doação de Sangue de 2024 em Itapira.
A ação é sediada no campus central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), localizado na Avenida Rio Branco, 99, no Centro, com início às 9h00 e duração de quatro horas.
A organização é do Banco de Sangue do Hospital Municipal em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Após essa primeira etapa, as próximas ocorrerão nos dias 25 de abril, 20 de junho, 22 de agosto, 17 de outubro e 19 de dezembro – sempre às quintas-feiras.
Vale ressaltar que aqueles que tiveram dengue, zika vírus ou chikungunya, devem esperar 30 dias após a cura para doar sangue.
O mesmo se aplica para quadros gripais com febres, infecções e administração de medicamentos. Para os resfriados, o Hemocentro pede que a doação seja feita após pelo menos uma semana sem sintomas.
- OUTRAS INFORMAÇÕES
Para realizar a doação, todos os candidatos passam por um cadastro, triagem médica incluindo aferição de pressão, teste de anemia e de condições físicas.
As entrevistas são sigilosas e após a coleta, os doadores recebem um lanche. Para cada doação, é necessário manter um intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
Os doadores de sangue devem ter entre 16 e 69 anos e não estar em jejum. Menores de idade devem comparecer ao local acompanhados dos responsáveis legais. Para a doação de medula óssea, os pré-requisitos da doação de sangue prevalecem, porém, é necessário ter entre 18 e 35 anos.
Os doadores devem levar documentos com foto e não apresentar anemia nem comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue. Devem também evitar endoscopia, colonoscopia, tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses.
O sangue é processado em três hemoderivados: hemácias, plasma e plaquetas, cada um indicado para diferentes situações. De cada doador é recolhida uma bolsa de sangue de 450 ml, que pode salvar até três vidas.
Todo o material utilizado durante a coleta é descartável. Dúvidas e mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-722-8432.