Caso de febre amarela foi confirmado em Itapira (Ilustração)
publicidade
A Secretaria Municipal de Saúde de Itapira confirmou o primeiro caso de febre amarela no município em 2018. A vítima da doença é um homem de 44 anos, morador na região do Conjunto Habitacional Della Rocha, que está fora de perigo.
 
A possível contaminação pela doença já era aguardada a partir de investigação iniciada no início do mês passado, depois que o paciente foi atendido pelo Hospital Municipal, sendo encaminhado ao HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
 
O material biológico colhido foi encaminhado para análise, cujo resultado, agora, deu positivo para febre amarela. Embora resida no Della Rocha I, o homem trabalha entre os distritos rurais de Barão Ataliba Nogueira e Eleutério. Por isso, todas estas regiões foram alvos de ações desencadeadas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica e SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias).
 
“No bairro onde o paciente reside foi realizada vacinação casa a casa, nebulização e ações específicas de bloqueio. A administração também estendeu o horário de vacinação nos postos de saúde de Barão e Eleutério e abriu um posto móvel na região próxima da moradia do paciente”, informou nota emitida pela Prefeiutura.
 
O secretário municipal de Saúde, Vagner Lourenço, disse que a população precisa se conscientizar sobre a necessidade da vacinação. “Nossas equipes atuam fortemente nos bairros, realizando bloqueios contra a doença. Como não existe atualmente casos de febre amarela urbana, mantemos o foco nas regiões rurais, mas não se pode prever o amanhã. Assim é necessário que as pessoas de todos os bairros se conscientizem e busquem a vacina nas 12 Unidades Básicas de Saúde do município”, alertou.
 
Ainda segundo a Prefeitura, o paciente já se encontra em casa e em processo de recuperação, realizando acompanhamento ambulatorial na Unicamp. “A Vigilância epidemiológica faz um alerta às pessoas que ainda não se vacinaram e, principalmente, àquelas que costumam frequentar regiões de matas, seja por lazer ou trabalho ou mesmo residentes, para que procurem uma Unidade de Saúde mais próxima e tomem a vacina”, complementa nota da administração.

Além das ações de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela no dia 19 de maio envolvendo todas as unidades e agentes de Saúde de Itapira. “É a hora da população fazer sua parte, buscando a vacinação”, finalizou Lourenço.
 
Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui