Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O número de seções eleitorais para o pleito deste ano em Itapira será menor. As 160 seções de votação serão reduzidas para 140, segundo informado pelo Cartório Eleitoral.

A redução é resultado da falta de tempo hábil para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concluísse a licitação para compra de novas urnas eletrônicas.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Com a mudança, alguns eleitores serão remanejados para outras seções. “Ressalta-se que todos permanecerão no mesmo local de votação, isto é, continuarão votando na mesma escola”, informa comunicado enviado ao Itapira News pelo Cartório Eleitoral.

Embora a medida aumente a chance de aglomeração, a média de eleitores por seção ficou em torno 400, número menor que máximo permitido pelo Código Eleitoral, que é de 500 eleitores por seção.

O Cartório lembra também que a Justiça Eleitoral está adotando diversas medidas para reforçar e manter padrões sanitários seguros para os eleitores e para as pessoas que trabalham na realização das eleições.

  • JUSTIFICATIVA

Por conta da pandemia, o TRE/SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) já decidiu que não haverá Mesas Receptoras de Justificativas no primeiro turno das eleições 2020.

Entretanto, ainda não foi definida a forma como os eleitores poderão fazer as justificativas, caso não estejam em seu local de votação.

Já o TSE busca reduzir o impacto da pandemia de Covid-19 com o adiamento do primeiro turno para 15 de novembro e a exclusão da identificação biométrica do processo de votação.

Tais ações se prestam a reduzir o tempo que o eleitor passa na seção eleitoral, evitar a concentração de pessoas nos locais de votação e privilegiar a saúde e a segurança de todos envolvidos no processo eleitoral.

“No momento, as alterações mencionadas estão sendo processadas e, em breve, o Cartório Eleitoral de Itapira informará aos eleitores como eles poderão verificar a alteração de seções e, se for o caso, apresentar justificativa de ausência às eleições”, finaliza a nota enviada à redação.

Publicidade - Anuncie aqui