publicidade - anuncie aqui

Diversos relatos versando sobre o famoso ‘golpe do carro quebrado’ ou ‘golpe do falso mecânico’ voltaram a ganhar força em Itapira nos últimos dias, com ao menos um dos casos, inclusive, sendo registrado na Delegacia de Polícia.

Mensagens com alertas também foram compartilhadas em redes sociais, mostrando que os criminosos agiram em várias regiões do município, incluindo as áreas central e da Nova Itapira, por exemplo.

Na prática, o golpe já antigo começa quando a vítima está no trânsito e é avisada por algum desconhecido que seu carro está soltando fumaça ou vazando óleo, ou mesmo fazendo ruídos estranhos.

A reação esperada pelos criminosos é que a pessoa estacione para ver o que está acontecendo. Neste caso, duas ações podem ocorrer. A primeira configura estelionato, com um falso mecânico chegando para ajudar. Em situações mais graves, os criminosos aproveitam para roubar o carro e pertences da vítima.

“Muitas vezes um membro da quadrilha já colocou algo no escapamento do veículo quando o mesmo estava estacionado e aí esperaram a vítima sair e abordaram momentos depois. Ele se apresenta como mecânico, diz que pode ajudar a resolver e acaba cobrando pelo suposto serviço, e a pessoa acaba fazendo transferência bancária para contas em nomes de laranjas”, explica o delegado titular da Delegacia de Itapira, Anderson Cassimiro de Lima.

Ele confirmou que, em pelo menos um caso, uma pessoa perdeu algo em torno de R$ 2 mil nesta semana no município. “Esse tipo de golpe não é novo e, em anos anteriores já identificamos golpistas que agiam dessa forma e representamos pela prisão”.

Dr. Anderson Lima é delegado titular em Itapira (ItapiraNews/Arquivo)

O delegado disse ainda que o SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Itapira já está investigando os novos casos informados.

Em um dos relatos publicados nas redes sociais, uma mulher contou que foi vítima de uma tentativa dessa modalidade de golpe e que o suposto mecânico era um “homem alto e magro”.

Outra mulher disse que também foi alvo da quadrilha e que, infelizmente, acabou caindo no golpe. Uma terceira pessoa também postou que foi alvo de tentativa do mesmo golpe na área central.

A principal recomendação para quem se ver em uma situação desse tipo é não parar e tampouco conversar com qualquer pessoa desconhecida. Caso tenha algum receio de que alguém possa ter mexido no veículo ou que realmente exista um problema, o ideal é se comunicar com um familiar ou pessoa de confiança e se dirigir a uma oficina devidamente estabelecida.

Essa modalidade de golpe já foi relatada até mesmo em um comunicado da Porto Seguro, companhia de seguros, mencionando que mulheres e pessoas idosas são os alvos preferenciais dos bandidos.

“As abordagens podem variar, mas o golpe do falso mecânico tem sempre o mesmo final: vítimas pagando pequenas fortunas por consertos desnecessários. As principais vítimas são as pessoas que, aparentemente, não são muito familiarizadas com mecânica e peças automotivas. Normalmente, esse público é composto por mulheres e idosos. Não significa que homens mais jovens não caiam, mas a tendência dos criminosos é acreditarem que eles têm menores chances de cair na fraude”, explica o post feito pela companhia em março deste ano.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui