Samuel embarcou para o curso de seis meses na última sexta-feira (Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

O jovem itapirense Samuel Bologna de Souza Orsini, 20, embarcou na última sexta-feira (8) para um período de seis meses de estudos na TUL (Faculty of Economics of the Technical University of Liberec), na cidade de Liberec, na República Tcheca.

Aluno da Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) de Itapira, onde cursa o sexto módulo do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, ele foi selecionado em um programa de intercâmbio internacional.

A decisão de embarcar na aventura em território europeu não foi fruto do acaso. Samuel sempre nutriu o sonho de estudar e viver em um país estrangeiro, uma ambição que cresceu graças aos conselhos e às conversas frequentes com seus pais sobre a importância de adquirir experiências internacionais.

“Assim que soube da oportunidade de intercâmbio, não hesitei em me inscrever”, disse o estudante.

O processo de preparação para a viagem envolveu diversos trâmites burocráticos para reunir toda a documentação necessária, tanto na universidade de destino quanto no Consulado da República Tcheca, em São Paulo (SP).

Samuel optou por um plano de estudos personalizado durante seu intercâmbio (Divulgação)

O visto, inclusive, foi obtido na condição de permanência de longa duração em razão do período estendido do intercâmbio. “Estou muito ansioso para conhecer o pessoal da TUL e tenho certeza de que esta será uma grande experiência tanto pessoal quanto profissionalmente”, ressaltou Orsini.

De acordo com ele, o diferencial de sua jornada acadêmica é o plano de estudos personalizado, elaborado com o apoio e orientação do coordenador do curso na Fatec, Mateus Guilherme Fuini.

“Essa abordagem flexível permitirá que eu explore áreas de meu interesse e aproveite ao máximo a experiência acadêmica no exterior””, completou o estudante. 

O recrutamento dos alunos interessados em participar do programa teve início em março para a seleção de alunos em 91 vagas distribuídas em 11 países: Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Polônia, Portugal e República Tcheca.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui