Apolinário agendou lançamento de livro em Itapira (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O pesquisador e historiador itapirense Eric Lucian Apolinário agendou para a noite do próximo dia 28 de novembro o lançamento de seu livro ‘Inverno Escarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste’, no qual detalha as sangrentas batalhas ocorridas na região durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

O lançamento acontece a partir das 19h30 no Museu Histórico e Pedagógico ‘Comendador Virgolino de Oliveira’, no Parque Juca Mulato, região central de Itapira. A obra é resultado de sete anos de pesquisas e visitas a arquivos públicos e privados, bibliotecas e museus, memorais e cemitérios, além de muitos depoimentos colhidos junto a familiares de combatentes em dezenas de cidades do Sudeste, Sul, Norte e Nordeste do Brasil.

De acordo com o autor, ‘Inverno Escarlate – Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste’ se diferencia de todos os outros títulos referentes ao tema por abordar a guerra de uma maneira específica, sem ingressar na questão idealista do Movimento de 9 de Julho. “Aprofundei minhas pesquisas nos combates do chamado ‘Front Leste’ ou ‘Setor Leste’, abrangendo uma imensa frente de batalha com dezenas de cidades entre São Paulo e Minas Gerais, desde o primeiro combate em Pouso Alegre (MG), até o bombardeio aéreo da cidade de Campinas (SP)”, diz Apolinário.

Foto mostra Batalhão de Voluntários Paulistas em Pouso Alegre (Reprodução)

Com capítulos contendo informações inéditas, ao obra segue em ordem cronológica os acontecimentos por toda a frente de batalha, especificando cidades, bairros e principalmente os batalhões de ambos os lados que atuaram em cada combate. Foram listados os Batalhões de Voluntários de diversos municípios de São Paulo e os Batalhões Provisórios e do Exército que se deslocaram dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e Pará para combater os revolucionários paulistas.

Obra já está disponível para venda (Divulgação)

A pesquisa abrangeu também situações ainda não pesquisadas em diversas cidades ocupadas pelas tropas paulistas, como Pouso Alegre, Ouro Fino, Borda da Mata, Monte Sião, Jacutinga e distrito de Sapucaí no Estado de Minas Gerais.

Cidades paulistas que participaram diretamente dos combates, possuindo resquícios de trincheiras e grande quantidade de artefatos arqueológicos até hoje como: Itapira, Amparo, Serra Negra, Águas de Lindoia, Pedreira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Santo Antônio de Posse, Jaguariúna e Campinas, entre tantas outras.

“Analiso o cotidiano das tropas em ação nas trincheiras e na retaguarda; a atuação da Cruz Vermelha e de toda a logística de guerra empregada em ambos os lados. ”, detalha o autor. O evento de lançamento é gratuito e aberto ao público. O Parque Juca Mulato fica na Rua Ribeiro de Barros, no Centro de Itapira. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (19) 9.8102-7351. O livro estará disponível para venda no evento de lançamento e também diretamente junto ao autor pela página Frente Leste no Facebook.