Marcel Parentoni aguarda aprovação presidencial para assumir reitoria (Divulgação/Acervo pessoal)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

O professor itapirense Marcel Fernando da Costa Parentoni, de 38 anos, foi eleito reitor da Unifei – Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, para o quadriênio 2021-2024.

Com 53% dos votos, ele e seu vice, o também professor Rodrigo Lima, conquistaram a preferência de 53% dos votantes entre alunos, docentes e servidores da instituição, vencendo as outras duas chapas concorrentes.

A votação online aconteceu no dia 9 passado, totalizando cerca de 3.200 votos. Além da maior votação entre a comunidade acadêmica, Parentoni também foi o escolhido por 36 dos 50 membros do Conselho Universitário da Unifei.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Embora tenha obtido êxito na campanha, agora ele aguarda a aprovação de seu nome pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Isso pelo fato de que, mesmo com o resultado da eleição, uma lista tríplice é enviada ao Governo Federal para análise e, enfim, a definição.

O presidente pode seguir o resultado da eleição – como costuma ocorrer tradicionalmente, ou optar por uma das outras duas chapas concorrentes – situação menos provável, mas não impossível. Parentoni, porém, segue confiante.

“Tenho convicção na minha nomeação, pois sempre fui apartidário e acredito que não exista nada que possa desabonar minha candidatura. O presidente tem o poder de vetar as duas etapas anteriores da eleição e escolher o candidato que preferir, mas o mais comum realmente é que o candidato mais votado seja também a escolha final”, comentou em entrevista exclusiva ao Itapira News.

Itapirense foi eleito para comandar Universidade Federal em Itajubá (Divulgação)

A previsão é que o resultado definitivo saia até a primeira semana de dezembro para que a posse ocorra no dia 18 do mesmo mês. Marcel Parentoni nasceu em Itapira em 1982, filho da professora Denir Aparecida da Costa Parentoni e do contador Antonio Fernando Bartolomei Parentoni, sendo casado com Sandra Miranda Neves, que também é professora.

De 2017 até este ano ele já vinha atuando como vice-reitor da Unifei. Antes disso, entre 2010 e 2017, atuou como docente do campus de Itabira, também em Minas Gerais, acumulando cargo de diretor do mesmo campus entre 2013 e 2015.

Mestre e doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência e Engenheiro Eletricista, ele se formou justamente pela Unifei em 2004. A mudança de Itapira para Itajubá aconteceria alguns anos antes, quando ele completou 18 anos e foi aprovado no vestibular.

Após a graduação, investiu na carreira acadêmica com pós-graduação, mestrado e doutorado e, em 2010, ingressou no corpo docente da Unifei. Já em 2011 passou a coordenar o Curso de Engenharia Elétrica, tornando-se diretor em 2013. Permaneceu em Itabira até 2017, retornando ao campus de Itajubá para assumir a vice-reitoria no mandato do professor Dagoberto Alves de Almeida.

Publicidade - Anuncie aqui