O coletivo itapirense Capoeira de Valor marcou presença na segunda edição do Festival Capoeira de Valor.
O evento aconteceu sábado (18), em Campinas (SP), com atividades concentradas no Clube Bonfim, no Jardim Chapadão. Também participaram representantes de quatro países – Chile, Israel, Estados Unidos e França – e de cidades de vários estados do Brasil.
Dirigida pelo mestre Rodrigo Henrique da Silva, a delegação de Itapira contou com cinco integrantes escolhidos para a cerimônia de graduação.
“O foco principal do festival, realizado a cada cinco anos, foi a formatura de mestres e colação de grau”, explicou Silva, que na ocasião recebeu a graduação de mestre de segundo grau.
Além dele, o Capoeira de Valor foi representado pelos alunos Vanessa Cristina Caldeira, Pedro Bernardo, Christian da Silva e Daniel Guedes.
O festival buscou promover o intercâmbio, a difusão do ensino e a preservação da prática da capoeira entre os diversos núcleos. Aulas, palestras, shows, vivências e rodas com mestres renomados compuseram a programação.
O coletivo Capoeira de Valor retomou as aulas em Itapira em outubro desse ano, “depois que paramos por causa da pandemia”, lembrou Rodrigo Silva.
As atividades gratuitas ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, às 19h00, para crianças a partir de 6 anos, e 20h00, para os adultos. As aulas acontecem no salão ao lado da Piscina ‘Paulo César Cescon’, no Centro de Lazer.