Concentração foi no Parque Juca Mulato: trabalho de suma importância no combate à dengue (Foto: Pedro Baião/Divulgação)
publicidade - anuncie aqui

Uma ação de conscientização focada no combate à dengue foi desencadeada em Itapira na manhã de sábado (18), com a participação direta do Ministério Jovem da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

A mobilização envolveu perto de 60 pessoas, entre integrantes dos grupos de desbravadores ‘Aves de Rapina’ e ‘Home Adventure’, equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários.

Uma das principais atividades colocadas em prática foi a condução de uma pesquisa de opinião com os moradores de imóveis localizados na área central do município. O objetivo foi mensurar o nível de conhecimento das pessoas em relação à dengue, causas da doença e medidas de prevenção.

As questões foram sobre como evitar a proliferação de criadouros, a identificação do Aedes aegypti e larvas e o período de maior atividade do mosquito.

Uma base foi montada na Praça Bernardino de Campos, no Centro. A estrutura abrigou uma série de ações educativas e interativas direcionadas a todas as idades, entre elas uma oficina prática para o reconhecimento e eliminação de possíveis focos do mosquito, um jogo que reforçou a importância do combate e uma exposição que apresentou a evolução do conhecimento sobre o Aedes.

Os colaboradores da Vigilância Epidemiológica também tiveram papel crucial no evento e ofereceram informações detalhadas sobre prevenção e controle da doença. Os agentes ainda responderam inúmeras perguntas que partiram dos próprios moradores.

‘A ação de conscientização contra a dengue foi um verdadeiro sucesso, graças ao comprometimento e à colaboração dos membros da Igreja Adventista, do Ministério Jovem, dos Desbravadores, equipe de Vigilância Epidemiológica e dos voluntários’, pontuou a igreja, em nota oficial. ‘Iniciativas como essa são essenciais para fortalecer a luta contra a dengue e promover a saúde pública na comunidade de Itapira, contribuindo para a proteção e o bem-estar de todos os seus moradores’.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui