A lei que instituiu o Dia Municipal do Rock em Itapira completa 15 anos em 2024. O texto foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 18 de agosto de 2009 e foi sancionado no dia 25 do mesmo mês.
A autoria do projeto foi do vereador Carlinhos Sartori e a promulgação foi feita pelo prefeito Toninho Bellini que, na época, cumpria seu segundo mandato à frente da Prefeitura.
A lei instituiu como data de reverência do Rock em Itapira a mesma data em que é celebrado o Dia Mundial do Rock – 13 de julho. A data faz homenagem ao Live Aid, um mega festival que aconteceu dia em 1985, simultaneamente em Londres, na Inglaterra, na Filadélfia, nos Estados Unidos, e que reuniu grandes nomes do gênero musical.
O evento foi idealizado pelo locutor Bob Geldof com objetivo de chamar a atenção para a questão da fome da Etiópia. Entre os participantes estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney e Phil Collins, Elton John, Kiss, entre outros.
No Brasil, o Dia Mundial do Rock ganhou força a partir da realização de grandes eventos para comemorar a data. As leis municipais também já foram instituídas em várias cidades, prevendo a realização de shows em espaços públicos promovidos pelas prefeituras.
Foi o caso de Itapira, que depois da criação da lei passou a contar com eventos alusivos ao Dia do Rock. Nos anos mais recentes as celebrações ganharam força com a criação do Itapira Parque Rock, cuja terceira edição acontece neste fim de semana no Parque Juca Mulato.
- AUTOR
Hoje em sua quarta legislatura, Carlinhos Sartori lembra que deu entrada com um Projeto de Lei na Câmara Municipal no dia 4 de agosto de 2009 para que a data também fosse instituída em âmbito municipal.
“Juntamente com algumas pessoas que tinham esse interesse de que Itapira tivesse essa data, fizemos uma pesquisa e entramos com o projeto e hoje ele está rendendo bons frutos para a nossa cidade. Isso tudo movimenta a economia, fomenta a cultura e traz alegria para nossa população, me sinto feliz e realizado por isso”, comenta o vereador.
Na época, o texto do projeto destacava a importância do gênero musical na vida de milhares de pessoas e na história da música e também que Itapira carecia de apoios públicos e privados às manifestações culturais ligadas ao rock.
Entre os objetivos com a propositura estavam o estímulo às atividades comemorativas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo como forma de proporcionar mais atividades culturais principalmente ao público jovem e contribuir com a geração de emprego e renda.
O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade no dia 18 de agosto de 2009 pelos vereadores da 15ª Legislatura da Câmara Municipal e sancionado na semana seguinte pelo prefeito Toninho Bellini, que na época cumpria seu segundo mandato na Prefeitura e hoje está de volta no comando administrativo da cidade.
- FESTIVAL
Nos últimos anos, o Itapira Parque Rock passou a ser a principal referência da comemoração do Dia do Rock na região da Baixa Mogiana e também do Circuito das Águas Paulista.
Em suas duas primeiras edições, em 2022 e 2023, o evento no Parque Juca Mulato teve nomes como Biquini Cavadão e Humberto Gessiner. Na edição de 2024 o festival que começa nesta sexta-feira (12) e vai até domingo (14) tem como destaques as bandas Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Ira! – veja aqui a programação completa.