Leito do Ribeirão da Penha recebe novas obras de dessassoreamento (Divulgação)
publicidade

O leito do Ribeirão da Penha está passando por uma nova etapa de obras para desassoreamento.

Os trabalhos foram iniciados na última terça-feira (12) sob a coordenação do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos).

Os trabalhos se concentram no trecho a montante da captação da autarquia localizada na Avenida dos Italianos.

“Através do sistema de dragagem são removidos principalmente areia e lodo acumulado na calha do curso d’água, melhorando o escoamento e aumentando a capacidade de reservação da represa”, diz nota da Prefeitura.

O desassoreamento faz parte de um pacote de medidas que a autarquia vem tomando desde o início do ano passado para evitar o desabastecimento do município diante da falta de chuvas.

Em abril do ano passado, o prefeito Toninho Bellini (PSD) colocou em prática uma das principais ações para enfrentamento de crises hídricas quando firmou parceria com os ceramistas e a Fazenda Santa Bárbara para a utilização da água das cavas, caso seja necessário.

Também dentro desse planejamento, o Saae aumentou a capacidade de transposição do volume da água das lagoas para o Ribeirão da Penha através da aquisição, no ano passado, de um novo conjunto moto-bomba acionado por motor a diesel montado em uma carreta agrícola que é capaz de transpor até 40 litros por segundo.

“Ainda não há como prever como será o cenário hídrico esse ano. Mesmo com uma expectativa de que seja melhor do que o do ano passado, precisamos ficar atentos e preparados”, ressaltou o presidente da autarquia, Carlos Vitório Boretti de Ornellas.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui