publicidade

Começaram a circular nas redes sociais, há aproximadamente uma semana, uma história assustadora sobre um lobisomem que teria sido morto por autoridades policiais em Itapira.

Um áudio distribuído nas redes sociais afirma que “a população da Ponte Nova” – bairro rural na divisa entre Itapira e Lindoia – estaria “em polvorosa” e que a localidade estaria cheia de policiais diante da situação bizarra.

Um vídeo que acompanha o áudio mostra uma criatura horripilante no chão. “Olha só a criatura que a polícia, que a Guarda Municipal matou lá essa noite”, diz um homem no áudio, afirmando ainda que o bicho vinha fazendo “arruaça” nas fazendas da região.

Em grupos nas redes sociais, a história vem sendo repassada exaustivamente. Alguns demonstram certo espanto diante das mensagens alarmantes, mas a maioria se diverte.

É claro que tudo não passa de mentira. A mesma história já circula há tempos em outras cidades e estados brasileiros, e como costuma ocorrer com as ‘fake news’, de tempo em tempo volta a ganhar força e surge com várias versões.

O serviço de verificação de fatos do portal G1 já publicou a verdade a respeito das imagens do tal lobisomem.

Trata-se, na verdade, de uma escultura feita pelo artista norte-americano Joseph-Rob Cobasky, entusiasta da criação de moldes de criaturas assustadoras. Em seu perfil no Instagram há diversas imagens semelhantes.

E no vídeo original também há milhares de comentários – veja abaixo. O próprio artista, inclusive, já respondeu a um seguidor que disse que o vídeo tem causado “muito barulho no Brasil” afirmando que o material foi copiado e divulgado fora de contexto, com informações falsas.

Também abaixo há um vídeo que foi publicado no Youtube sobre relatos que mostram o mesmo “animal” que teria sido encontrado no Ceará e no qual a informação é desmentida.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui