Prefeitos da Baixa Mogiana decidiram prorrogar por mais sete dias o 'lockdown noturno' (Divulgação).

Os prefeitos das cidades Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi e Conchal decidiram prorrogar por mais sete dias o decreto municipal que definiu regras mais rígidas em relação à circulação de pessoas no combate à pandemia da Covid-19.

Inicialmente, o decreto estaria em vigor até o dia 30 de junho, mas diante do cenário do sistema de saúde no enfrentamento do coronavírus na microrregião, a espécie de ‘lockdown noturno’ segue em vigor até o dia 7 de julho.

Durante o ‘lockdown noturno’, nenhum comércio com exceção de farmácias e postos de combustíveis poderá funcionar entre 19h00 e 5h00. Também não é permitida a atividade de drive-trhu ou take-away, mas o delivery segue permitido. A regra vale para bares, restaurantes, supermercados, igrejas, feiras livres, lojas de conveniência, dentre outras atividades.

Somente estão excluídos destas restrições, farmácias, postos de combustíveis, serviços médicos e hospitalares, serviços funerários e indústrias. O consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos, no mesmo período das 19h00 às 5h00, também fica vetado.

A prorrogação do decreto que estabelece restrições de circulação atende a uma Nota Técnica do Centro de Contingência do Coronavírus, recomendando “que a circulação de pessoas entre 19h00 e 5h00 seja fortemente desestimulada”.

De acordo com os prefeitos, ainda não é possível avaliar os impactos epidemiológicos das novas restrições iniciadas em 19 de junho. Com mais uma semana de atividades restritas no período noturno, espera-se comprovar a redução na taxa de ocupação das UTI’s (Unidades de Terapia Intensiva), assim como, a diminuição da média móvel de contaminação pelo Coronavírus.

A reunião aconteceu no último domingo (27) e contou com a presença do prefeito de Mogi Mirim, Paulo de Oliveira e Silva (PDT), da secretária de saúde de Mogi Mirim, Clara Carvalho, do secretário de saúde de Itapira, Vladen Vieira e do secretário adjunto de saúde de Mogi Guaçu, Carlos Roberto Marrichi Junior.

A prefeita de Estiva Gerbi, Cláudia Botelho (MDB), e o prefeito de Conchal, Luiz Vanderlei Magnusson (PSDB) não participaram da reunião, mas enviaram mensagens ratificando a decisão de prorrogação das restrições.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui