Deputados tomaram posse na sexta-feira em São Paulo (Divulgação/Alesp)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Os 94 deputados eleitos em outubro do ano passado para atuar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelos próximos quatro anos tomaram posse na tarde da última sexta-feira (15).

A solenidade marcou o início da 19ª Legislatura (2019-2023). Foram reconduzidos ao cargo 42 parlamentares, outros 48 assumiram as vagas pela primeira vez e quatro, que tiveram mandato em anos anteriores, retornaram à Casa.

Seguindo determinação do Regimento Interno da Assembleia, o presidente Cauê Macris (PSDB) leu o compromisso regimental em nome de todos os eleitos e, em seguida, realizou a chamada nominal dos deputados diplomados para fazer o juramento.

Na sequência, os 94 parlamentares que tomaram posse juraram respeitar a Constituição e a confiança depositada neles pela população. Após o ato de posse, foi iniciada a eleição da Mesa Diretora da Casa, com Macris sendo reeleito com 70 votos.

Ele disputou com Janaína Paschoal (PSL), que recebeu 16 votos; com Daniel José (Novo) e com a deputada Mônica Seixas, da Bancada Ativista (PSOL), que tiveram quatro votos cada.

“A disputa eleitoral termina aqui neste momento. A ideia é que consigamos fazer o bom debate, independente das posições ideológicas e no final achar um meio termo positivo daquilo que é bom para o povo de São Paulo. Essa é nossa expectativa por parte da nova Legislatura que se inicia no dia de hoje”, afirmou Macris.

Macris é o segundo deputado na história do Parlamento Paulista a ser reeleito para presidir a Casa – antes dele, somente o deputado Barros Munhoz (PSB) havia conseguido o feito. Para a 1ª Secretaria foi eleito o deputado Enio Tatto (PT) e para a 1ª Vice Presidência o deputado – Gilmaci Santos (PRB) veja a composição completa da Mesa Diretora abaixo.

  • BARROS MUNHOZ

Ex-prefeito de Itapira por três mandatos, o deputado José Antônio Barros Munhoz também tomou posse, desta vez para seu sexto mandato na Assembleia. Ex-presidente da Casa por duas vezes consecutivas, ele acabou sendo eleito para a 4ª Vice Presidência.

Ao comentar a condução ao posto na Mesa Diretora, ele comentou que seu objetivo é contribuir para o fortalecimento da Casa de Leis. “Aceitei concorrer a este cargo em respeito à Assembleia, para fortalecer esta Casa e a democracia. Mesmo com as mais acirradas divergências, acredito que é possível haver uma convivência harmônica entre os deputados para ajudar a construir um estado melhor e um país melhor”, afirmou.

Barros Munhoz assumiu a 4ª Vice Presidência da Mesa Diretora (Reprodução/TV Alesp)
Mesa diretora biênio 2019-2021 

Presidente - Cauê Macris (PSDB) 
1º secretário - Enio Tatto (PT) 
2º secretário - Milton Leite Filho (DEM) 
3º secretário - Bruno Ganem (PODE) 
4º secretário - Léo Oliveira (MDB) 

1º vice-presidente - Gilmaci Santos (PRB) 
2º vice-presidente - Ricardo Madalena (PR) 
3º vice-presidente - Coronel Telhada (PP) 
4º vice-presidente - Barros Munhoz (PSB)