Antonov chegou ao Brasil nesta segunda-feira (Divulgação/Antonov Company)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Antonov chegou ao Brasil nesta segunda-feira (Divulgação/Antonov Company)
Antonov chegou ao Brasil nesta segunda-feira (Divulgação/Antonov Company)
Publicidade - Anuncie aqui

Maior avião em atividade do mundo, o Antonov Mriya An-225 pousou na manhã desta segunda-feira (14) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A aeronave tocou o solo campineiro às 11h04 – a previsão inicial era que a chegada do avião ocorresse às 10h30. Nas próximas horas, o cargueiro seguirá para o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Neste caso, o pouso está previsto para 23h30. Chamado de ‘gigante dos ares’, o Antonov atraiu  jornalistas, blogueiros credenciados, aficionados por aviação e curiosos que mesmo debaixo de chuva compareceram em peso ao aeroporto para ver a aeronave.

Muitos motoristas pararam também na Rodovia Santos Dumont, o que exigiu esquema especial da Polícia Militar Rodoviária e da concessionária Rota das Colinas. Com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e 175 toneladas sem carga e sem combustível, o avião tem capacidade para transportar 250 toneladas de carga em longas distâncias.

Um Airbus A320, por exemplo, mede 35,8 metros, enquanto que um Boeing 747.8 F1 mede 68,7 metros. A aeronave está transportando um gerador de 150 toneladas que será entregue em Santiago, no Chile. A parada em Campinas serve para que uma peça que servirá de suporte para o equipamento seja carregada no avião. Essa é a segunda maior carga a ser transportada na história da aviação, segundo a assessoria de imprensa de Cumbica. O voo para o Chile está programado para sair às 8h00 desta terça-feira (15).