Participação: segundo organização, evento atraiu mais pessoas que no ano passado (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Participação: segundo organização, evento atraiu mais pessoas que no ano passado (Divulgação)
Participação: segundo organização, evento atraiu mais pessoas que no ano passado (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

A terceira edição da Caminhada Outubro Rosa em Itapira reuniu mais de 300 pessoas na manhã do último sábado (15), segundo a organização. O evento teve concentração a partir das 9h00 na Praça Bernardino de Campos, com recepção da Banda Lira Itapirense e aquecimento a cargo do professor Anderson Koy.

De lá, os participantes saíram com destino ao Parque Juca Mulato, caminhando pelas ruas José Bonifácio e Alfredo Pujol. O evento foi um dos destaques da programação do Outubro Rosa – campanha que visa chamar a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, bem como reforçar as ações de combate à doença e levar conforto e auxílio às mulheres em tratamento e recuperação.

Na caminhada, os participantes vestiram camisetas personalizadas da Associação Pétalas de Rosas – Unidas Por Laços de Solidariedade, instituição responsável pelo evento. Com balões e cartazes, o grupo chegou ao parque, onde a animação musical da Lira teve continuidade. No local, também foi promovida uma aula aberta de lian gong com o professor Luiz Ricardo Barricatti. O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) também participou das atividades. “Foi muito positivo, tivemos um público um pouco maior que no ano passado e tudo correu dentro do previsto”, comentou a presidente da associação, Vanda da Silveira Moraes Soriani. “O pessoal que participou realmente estava presente de coração. Todo mundo muito animado, só temos a agradecer a todos que colaboraram conosco mais uma vez”, frisou.

A programação do Outubro Rosa começou no dia 4 deste mês e segue até 4 de novembro, quando o ciclo de atividades será encerrado com nova edição do Concerto Trilhas, da Banda Lira Itapirense. Até lá, o cronograma segue com palestras em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRAS (Centros de Referência de Assistência Social). O Concerto Trilhas terá participação especial do Coral Cristália e os ingressos já estão sendo vendidos diretamente com os membros da Associação Pétalas de Rosa ao custo de R$10,00.

O movimento ‘Outubro Rosa’ foi criado nos Estados Unidos nos anos 1990. Anualmente, organizações, entidades e órgãos que atuam junto aos pacientes da doença organizam ações para reforçar a conscientização e compartilhar informações sobre o câncer de mama. A detecção precoce da doença é apontada como causa determinante nos casos de recuperação. Em Itapira, desde sua fundação no dia 8 de março de 2014 a Associação Pétalas de Rosas atua junto às pacientes e mulheres que conseguiram superar a doença. As ações incluem, por exemplo, atendimentos domiciliares que levam apoio e conforto, até suporte em situações específicas relacionadas às dificuldades no tratamento.