O mês de setembro foi marcado pela realização da campanha Setembro Verde, que promoveu a conscientização e inclusão da pessoa com deficiência em Itapira.
A campanha, coordenada pelo Comdef (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência), em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, trouxe uma programação diversificada e gratuita, aberta ao público.
A abertura ocorreu no dia 6 de setembro, com a tradicional Caminhada Solidária, organizada pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapira.
O evento, que começou às 8h30 na sede da Apae, percorreu por vias da cidade, como a Avenida Paulo Afonso Ulbricht e a Avenida Comendador Virgolino de Oliveira. Os participantes, todos vestidos de verde, simbolizaram a luta pela inclusão e direitos das pessoas com deficiência.
Já no dia 18 de setembro, o Campus I do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) sediou a palestra ‘Coletivo de Ações Oferecidas às Pessoas com Deficiência em Itapira’.
O evento, que teve início às 19h30, contou com a presença de entidades socioassistenciais locais, como a Apae, a A.D.I (Associação Down de Itapira) e a Cahek (Casa dos Amigos Hellen Keller), além de representantes das secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer.
O objetivo da palestra foi apresentar as atividades desenvolvidas em prol da inclusão. A professora Cristina Lucon, especialista em educação especial e representante do Uniesi, também esteve presente, enriquecendo o debate com seu conhecimento.
O Setembro Verde encerrou suas atividades no dia 27 de setembro com o evento ‘Brilhando as Diferenças’, realizado na Apae às 14h00.
O evento foi marcado por apresentações culturais, como dança e música, protagonizadas pelas entidades assistenciais da cidade. A Banda Lira Itapirense, em parceria com a Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Heitor Soares’ e o Centro Dia do Idoso, também marcou presença.