Grupo escoteiro itapirense liderou marcha ao entorno da Praça Bernardino de Campos (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Um ato cívico de 35 minutos marcou a celebração do Dia da Independência do Brasil em Itapira, na manhã de quinta-feira (7).

Após todos protocolos solenes cumpridos no Monumento à Bandeira da Praça Bernardino de Campos, a cerimônia foi encerrada com a Marcha da Independência, liderada pelo 193º Grupo Escoteiro do Mar Itapira.

Autoridades civis e militares, integrantes das forças de segurança – Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil -, professores e alunos da Rede Municipal de Ensino, secretários do governo municipal e público em geral conferiram a tradicional solenidade do 7 de Setembro, que começou pontualmente às 8h30.

Durante o ato cívico, a estudante Rebeca Felisberto dos Santos recitou a poesia ‘Independência ou Morte’, enquanto que os alunos Kaíque Raphael Kohn de Paulo e Wallace Mariano Camaroto foram os responsáveis pelo jogral ‘7 de Setembro’.

Capitão Zampolo, Mário da Fonseca e André Siqueira hastearam os pavilhões (Divulgação)

Ao som da ‘Marcha Batida’ executada pela Banda Sinfônica Lira Itapirense, as bandeiras foram hasteadas pelo vice-prefeito Mário da Fonseca (nacional); pelo comandante da 3ª Companhia da PM em Itapira, capitão Vinícius Zampolo (estadual); e pelo vereador André Siqueira (municipal) – que representou a Câmara Municipal.

A Lira tocou na sequência o Hino Nacional Brasileiro, antes de Fonseca discursar e também exaltar a data em que se comemora os 26 anos de criação da GCM itapirense. Sobre o 7 de Setembro, destacou a necessidade de Estado e União olharem com mais carinho e atenção aos municípios, “onde as coisas acontecem”.

O vice adiantou ainda que a partir do próximo ano, a cerimônia do Dia da Independência na cidade passará a contar com a participação do Tiro-de-Guerra, que está em processo de instalação e tem previsão de iniciar as operações em 1º de março de 2024.

A solenidade cívica foi encerrada com a Marcha da Independência, liderada pelos componentes do Grupo Escoteiro do Mar Itapira. Ao lado das autoridades e demais presentes ao ato, eles contornaram a pé a Praça Bernardino de Campos, com dispersão em frente ao Monumento à Bandeira.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui