Plantio foi realizado na semana passada (Divulgação)
publicidade

Técnicos da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e da Patrulha Ambiental realizaram no último dia 6 um plantio de árvores às margens do Ribeirão da Penha. A atividade também simbolizou o novo ciclo que se inicia neste início de ano na pasta.

De acordo com Anderson Martelli, diretor e biólogo da Sama, foram plantadas 15 mudas de árvores nativas do bioma mata atlântica, com o diferencial de que essas são de três metros, fator que favorece uma mudança dos aspectos visuais e ambientais.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

O plantio também tem como objetivo substituir as leucenas – espécie exótica e invasora – que foram retiradas da Avenida Fenízio Marchini.

“As diversas espécies arbóreas existentes, seja no ambiente urbano ou rural, são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar pela evapotranspiração, evitam erosões, produz oxigênio através da fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra, alimento e abrigo para algumas espécies animais e qualidade de vida para população residente nos centros urbanos”, defende Martelli.

O biólogo também citou um estudo desenvolvido pelo Instituto Florestal de São Paulo que constatou que a presença de cobertura florestal em bacias hidrográficas promove a regularização do regime de rios e a melhora na qualidade da água.

“Durante a chuva, parte da água é retida pelas copas das árvores, evaporando em seguida em um processo denominado interceptação, o restante da água alcança o solo florestal de forma branda e quando tem dificuldades em escoar essa infiltra nesse solo, favorecendo o abastecimento dos lençóis freáticos e reduzindo processos erosivos e assoreamento de corpos d’agua”, explicou.

Logo após o plantio, Martelli agradeceu todos os envolvidos e enfatizou como ações como essa ajudam a reforçar a importância de conservar as florestas, aumentar a proteção dos rios e praticar a sustentabilidade.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui