Martins faleceu aos 79 anos na semana passada (Arquivo/Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Falecido aos 79 anos de idade no último dia 8, o ex-vice-prefeito de Itapira, Antônio Carlos Martins, resultou em um clima de consternação no município e revelou, ainda de forma mais clara, o quanto ele era respeitado e querido pela população.

Ex-prefeito durante dois mandatos consecutivos, entre 2005 e 2012, nas gestões do então prefeito Antônio Hélio Nicolai, o Toninho Bellini, Martins também foi vereador por dois mandatos consecutivos, nas legislaturas de 1969 a 1973 e de 1973 e 1977, inclusive presidindo a Câmara Municipal entre os anos de 1975 e 1976.

Atuou ainda como contador e era conhecido também pela presença no terceiro setor, com atividade ligada ao Rotary Club. Além disso, ele também presidiu a 95ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entre 1999 e 2001. A morte decorreu de problemas de saúde que o levaram a ser internado em um hospital de Campinas (SP).

A repercussão sobre seu falecimento comprovou que Martins era detentor de uma reputação ilibada, construída por uma vida íntegra e honesta e cujo preceito da cidadania era aplicado na profissão e no lar.

“Foi um excelente pai, sempre presente, com ótimo humor e sério quando precisava, nos transmitiu valores que pregava na vida pública, sempre procurando resolver as coisas com muito diálogo. Foi uma pessoa que trabalhou desde criança para ajudar a família”, comenta uma das filhas, a Edna Elvira Salgado Martins.

Ex-vice-prefeito era bastante querido e respeitado na cidade (Arquivo/Itapira News)

De acordo com ela, a figura carismática e respeitada de Martins na vida pública também reverberava no seio familiar e no círculo mais restrito das amizades. “Era a mesma pessoa em casa e na rua. Não usou a política para enriquecer, ao contrário, exerceu plenamente a cidadania, trabalhou bastante e se aposentou. Meu pai foi uma pessoa muito íntegra e honesta, tinha muitas qualidades que hoje estão faltando não só na política, mas em todos os setores”, disse à reportagem do Itapira News.

Além de Edna, Martins era pai também de Mariana. A comprovar o que diz a filha, diversas outras figuras conhecidas da sociedade local lamentaram profundamente a morte do ex-vice-prefeito. A começar pelo ex-prefeito Toninho Bellini, passando pelo atual chefe do Executivo, José Natalino Paganini (PSDB) até o deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSB), adversário político de Martins.

Todos foram unânimes em destacar a trajetória irretocável de Martins. Abaixo, alguns depoimentos colhidos pelo Itapira News por ocasião do falecimento do ex-vice-prefeito municipal. Vale lembrar que a Prefeitura decretou luto oficial de três dias e a Câmara Municipal suspendeu a sessão ordinária de terça-feira.

Antônio Hélio Nicolai (Toninho Bellini) – ex-prefeito de Itapira, companheiro político e amigo pessoal

“Fomos companheiros ao longo de oito anos durante meus dois governos e ele era um ser humano muito especial. Um cidadão com uma conduta sempre correta, tanto no trabalho quanto na vida pública e na vida pessoal. Sempre representou os cidadãos com muito respeito e dignidade. Esteve sempre ao meu lado desde que entrei na atividade política. Era uma pessoa muito valiosa e essa perda é irreparável”.

José Antônio Barros Munhoz – Deputado Estadual

“Perdemos um grande cidadão da nossa terra. Foi oposição a mim a vida toda, nunca estivemos no mesmo campo político, mas sempre o respeitei muito, como a toda sua família. o Antônio Carlos era uma pessoa correta, político honesto, sério e bem intencionado. Me solidarizo com sua família neste momento de tristeza”.

Cristina Helena da Silva Gomes – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapira

“Uma perda irreparável, era uma pessoa diferenciada. É uma grande perda até mesmo para o cenário político, ele servia de exemplo para muita gente. Eu me lembro com saudades das negociações em prol dos servidores públicos. Tinha muitas qualidades, o conhecimento, a competência, a habilidade, a honestidade, a sensatez, a transparência. Qualidades que infelizmente são cada vez mais raras hoje em dia”.

Luan Rostirolla – vereador e atual presidente da Câmara Municipal

“Uma grande perda para o município. Foi um vereador muito atuante durante seus mandatos, e também no terceiro setor. É uma perda irreparável, um político muito sensível, humano e que ouvia a todos”.

Mário da Fonseca – ex-secretário de Negócios Jurídicos, companheiro político e amigo pessoal

“Uma perda lamentável, um exemplo de homem não só na vida particular como também na vida pública. Aprendi muito com ele, uma pessoa muito honesta em todos seus atos, uma grande perda mesmo. Realmente era um exemplo de cidadão e de ser humano”

Walner Godoy – advogado e atual presidente da OAB em Itapira

“O Martins foi um exemplo de cidadão, sempre agindo com muita transparência, seriedade e honestidade em todas as esferas. Deixa um legado muito honrado, um exemplo de ética e de honestidade”.

Luís Henrique Ferrarini – ex-vereador e companheiro político

“Martins foi um político de capacidade intelectual ímpar. Íntegro e honesto, qualidades cada vez mais raras no mundo político. Itapira de luto”.