A temporada de 2024 do Clássicos em Cena em Itapira chegará ao fim no próximo dia 27 de novembro, com concerto especial nas dependências da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida dos Prados.
Pela primeira vez o evento conhecido por suas edições mensais, gratuitas e comentadas de música clássica e instrumental, reunirá na mesma apresentação o Madrigal Mackenzie e o conjunto de metais Metallumfonia.
Ao todo, serão cerca de 60 músicos, entre cantores e instrumentistas, que vão executar a obra ‘Gloria’, de John Rutter – um importante compositor inglês e considerado um dos maiores especialistas em música coral da atualidade.
A regência será do maestro Parcival Módolo, que também fará os comentários. O formato conta com o patrocínio é do Grupo Penha por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida dos Prados fica na Avenida Brasil, 1.691, no bairro dos Prados.
- SOBRE OS GRUPOS
Fundado em 2003, o Madrigal Mackenzie é um grupo musical formado por funcionários da Coordenadoria de Arte e Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e cantores convidados.
Seu repertório abrange desde a Renascença até a música contemporânea, brasileira e internacional, buscando sempre refletir as características de cada época.
Em atividade desde o mesmo ano, o Metallumfonia conta com músicos da Região Metropolitana de Campinas que lecionam na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Com um repertório diversificado, que inclui composições de vários períodos e de músicos brasileiros e estrangeiros, o grupo oferece ao público uma experiência rica, destacando a interpretação dos instrumentos de metal como solistas, algo ainda raro de se ver.
- SOBRE O CLÁSSICOS EM CENA
A concepção do projeto Clássicos em Cena, idealizado pelo maestro Parcival Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral.
O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades. Em Itapira, o projeto conta com patrocínio do Grupo Penha através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Mais informações em www.classicosemcena.com.br.