Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Um médico do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Baixa Mogiana, que atende as cidades de Itapira, Mogi Mirim, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi, foi afastado de suas funções após discutir com um cidadão que pedia o deslocamento de uma ambulância para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito. O profissional foi identificado como Ricardo Franco.

A ligação foi gravada e divulgada nas redes sociais e o caso viralizou, gerando grande repercussão (ouça abaixo). A discussão começou durante o trabalho de triagem feito pelo médico que atendeu à chamada e que ofendeu o cidadão com termos como “imbecil” e “idiota”, além de adjetivos mais pesados. De acordo com a gravação, o homem telefona para a Central Reguladora do SAMU da Baixa Mogiana, que fica em Mogi Guaçu, pedindo atendimento para uma vítima de acidente entre carro e moto na região central de Mogi Mirim.

Durante a conversa, entretanto, o médico faz questionamentos sobre o estado de saúde da mulher, mas o diálogo vira desentendimento. O coordenador do SAMU da Baixa Mogiana, Wagner Cesaroni, informou que o médico foi afastado de suas funções por 30 dias. Um processo administrativo disciplinar será aberto pelo consórcio intermunicipal que administra o serviço para apurar a conduta. De acordo com o coordenador, a equipe ficou “perplexa” com a atitude do colega. Segundo apurado pela reportagem, a vítima do acidente teve ferimentos leves. o CRM O(Conselho Regional de Medicina) também deverá acompanhar o caso. Após o término da apuração, o médico poderá ser punido com advertência ou até demissão por justa causa.

Veja um trecho da discussão:

– Médico: Ela está machucada?

– Morador: Ela está desacordada, meu senhor.

– Médico: Tá bom, estou enviando a ambulância […] Então, é isso que eu queria ouvir, mas a sua ignorância é tanta que você não consegue responder.

– Morador: E a demora de vocês é tanta também, pelo amor de Deus.

– Médico: Que demora? Não faz um minuto que você está falando comigo, imbecil. Filho de uma p. Idiota.

– Morador: Manda a ambulância aqui, tá precisando. O filho de uma p. é você.

– Médico: Vai se f…