O público não foi o esperado, mas a edição de estreia da Mega Gincana Solidária cumpriu com o objetivo de oferecer oportunidades de experiências aos participantes.
A mobilização aconteceu durante todo sábado (19), na região do Parque Juca Mulato, e envolveu pouco mais de 70 pessoas entre crianças, jovens e adultos.
Pela manhã a concentração foi na quadra em frente ao Palco ‘Maestro Lafayette Vieira’ e à tarde, com a chegada da chuva, no Salão Nobre da Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’.
“Sem criar expectativas em relação à quantidade de público, foi aquilo que a gente sonhou”, garantiu a organizadora do evento, a professora Helô Bueno. “Oferecemos oportunidades de experiências, para que os jovens de hoje convivessem, brincassem e participassem. Acho que foi ótimo”, completou.
Após uma apresentação da Banda Escola da Banda Sinfônica Lira Itapirense, de manhã os integrantes das equipes Azul, Vermelha e Branca disputaram os pontos na Caminhada da Integração, Prova das Tampinhas, Revezamento com Estações, Embaixadinha, Minecraft Dungeons, Pesquisa Biográfica, Aniversariante do Dia e Exposição Fotográfica.
Com a chegada da chuva após o almoço, a estrutura foi levada à Casa da Cultura, onde ocorreu o lançamento oficial do vídeo ‘Ao Encontro da Beleza’. Declamações de poemas, apresentação de música autoral, performance teatral e a atividade ‘As Belezas do Território’ fecharam a programação.
Com 260 pontos, a equipe Vermelha levou o troféu de primeiro lugar, seguida pela Branca, com 210, e Azul, com 150.
“As entidades talvez não tenham recebido todos os alimentos que poderiam ser trazidos pelas pessoas de casa, porque choveu e porque também havia muitas coisas lindas acontecendo na cidade. Mas mesmo com o pouco que veio, acho que valeu à pena”, destacou Helô, reforçando que uma semente foi plantada.
A Mega Gincana Solidária teve o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio exclusivo da Penha S/A.