O itapirense Melquisedeque Messias Ribeiro, o Melki, conquistou o vice-campeonato da ON SP City Marathon.
A prova aconteceu na manhã de domingo (28), pelas ruas da capital paulista, e o representante de Itapira fechou o percurso de 42 quilômetros com o tempo de 2h26min33seg.
Melki ficou 1 minuto atrás de Renilson Vitorino da Silva, vencedor com 2h25min32seg.
“Acreditava plenamente que poderia vencer ou mesmo terminar no pódio. Acreditei no processo, no trabalho e fui buscar”, detalhou o itapirense, que conhecedor da primeira parte do percurso – ele já foi ao pódio da meia maratona na SP City -, no início optou por uma tática mais conservadora. “É uma prova dura, técnica e muito desafiadora”, confirmou.
A estratégia foi reforçada pelas orientações importantíssimas repassadas por Laurindo Nunes, tricampeão dos 42 quilômetros da competição. “Decidi não gastar cartuchos no início. A SP City não é uma prova para tempo, mas sim para pódio. Requer muita paciência e se você for buscar tempo, acaba quebrando a ponto de sair”, advertiu Melki Ribeiro.
Já no quilômetro 12 o itapirense encostou nos ponteiros e todos seguiram juntos até o quilômetro 38. Foi quando Renilson da Silva partiu rumo à vitória e Melki emplacou o ritmo que consolidou a segunda posição.
“Fiquei feliz demais com o resultado, colocando Itapira no segundo lugar mais alto do pódio. Tudo com paciência e persistência. Deus tem me abençoado com esse momento. Foi muito prazeroso. Fiquei muito feliz e mostrou que estou no caminho”, completou, salientando que “este ano bati na trave algumas vezes, mas o resultado veio”.
Perto de 20 mil competidores encararam a ON SP City Marathon, que ofereceu a oportunidade de cumprir as distâncias de 42 quilômetros e 21 quilômetros. A largada aconteceu do Estádio ‘Paulo Machado de Carvalho’ (Pacaembu), atualmente rebatizado como Mercado Livre Arena Pacaembu.