O garotinho João Miguel, de apenas quatro anos, foi encontrado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na tarde desta segunda-feira (26) na Bahia.
O paradeiro do menino era incerto desde que ele havia sido levado pelo próprio pai há uma semana, depois que pegá-lo na casa da mãe para passar o fim de semana em sua casa.
Segundo informações preliminares, o veículo em que os dois estavam foi abordado pelos policiais federais Rodovia BR-101 na cidade de Alagoinhas (BA) após contatos feitos pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Itapira.
A ação contou ainda com apoio do Setor de Inteligência da GCM (Guarda Civil Municipal) e do MPSP (Ministério Público de São Paulo). Antes da abordagem na Bahia, a última informação divulgada pelas autoridades é de que o carro havia passado pela região de Formiga (MG).
O caso foi registrado como subtração de incapaz e, segundo o delegado titular da Delegacia de Itapira, Anderson Cassimiro de Lima, uma possível prisão em flagrante do pai do menino não está descartada.
“A situação ela é de um crime permanente, então ainda é passível de se realizar a prisão em flagrante do investigado. Concomitante à situação criminal, existe um mandado de busca e apreensão na área civil”, explicou o delegado.
A decisão pela prisão em flagrante, entretanto, dependerá da autoridade policial que receberá o caso na Bahia. Também ainda não há informações se a criança permanecerá sob a tutela do Estado até a chegada dos familiares ao local ou se a criança será trazida a Itapira.