Ministério da Saúde avalia atendimento de gestantes no Hospital Municipal

Resultado de inspeção ocorrida nesta semana ainda será divulgado

O Hospital Municipal de Itapira recebeu avaliação do Ministério da Saúde, com foco voltado ao programa Rede Cegonha. O procedimento realizado entre os dias 10 e 12 deste mês objetivou a análise da estrutura física e serviços prestados a gestantes. Por meio de entrevistas com gestores, médicos, equipes de enfermagem e funcionários administrativos e operacionais, bem como as gestantes internadas antes e depois do parto e seus acompanhantes, foi possível verificar os indicadores hospitalares e protocolos de atendimentos assistenciais.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o resultado da avaliação ainda será emitido pelo Ministério da Saúde, que receberá os dados e informações obtidas no hospital Itapirense. “A responsável pela avaliação, enfermeira Carla Silveira, ressaltou ter uma boa impressão dos serviços de obstetrícia, mas como rotina, enviará os dados e informações colhidas ao Ministério da Saúde, o qual posteriormente emitirá o resultado final”, destacou nota da administração. Ainda de acordo com a Prefeitura, a avaliação ocorre em todos os hospitais do Brasil que aderiram à Rede Cegonha.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Wagner Lourenço, a avaliação é importante também para motivar os profissionais a buscar a melhoria contínua do atendimento. “Uma avaliação dos nossos serviços não significa somente uma fiscalização para cumprir metas contratuais, mas sim para despertar a motivação nos médicos, enfermagem e demais funcionários no sentido de buscar a melhoria contínua, objetivando buscar novos conhecimentos técnicos e inovadores para melhoria da assistência e segurança aos nossos pacientes”, analisou.