publicidade

A partir desta semana, as pessoas com 40 anos ou mais já podem começar a receber a segunda dose de reforço (ou quarta dose) da vacina contra a Covid-19 em todo Brasil.

A decisão foi anunciada pelo Ministério da Saúde para intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal.

De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária receberam a terceira dose há mais de quatro meses e já poderão retornar aos postos de vacinação a partir desta segunda-feira (20).

A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

  • Orientações

O Ministério da Saúde pediu que estados e municípios sigam as orientações da pasta para a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. Segundo a pasta, a distribuição das doses é feita de forma equânime e proporcional em todo o país, conforme a necessidade de cada unidade federativa.

Ainda de acordo com o ministério, cerca de 62,7 milhões de pessoas já poderiam ter tomado a primeira dose de reforço – dentre as quais, 16,76 milhões têm entre 18 e 29 anos, faixa etária na qual 5,54 milhões de indivíduos ainda não receberam sequer a segunda dose regular.

“Em todas as faixas etárias, temos um perfil muito parecido entre vacinados e não vacinados. Os vacinados, com ao menos duas doses de um imunizante, tiveram muito menos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG] em relação aos não vacinados, o que demonstra claramente um efeito protetor das vacinas”, disse a diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Cássia Rangel.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui