publicidade - anuncie aqui

O Ministério das Cidades autorizou a liberação de recursos na ordem de R$ 29 milhões para que a Prefeitura de Itapira implante uma nova estação de captação de água bruta do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) no Rio do Peixe.

A proposta apresentada pelo município foi selecionada na modalidade Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes – Subeixo Prevenção a Desastres – Drenagem Urbana no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A publicação saiu no Diário Oficial da União da última sexta-feira, dia 26 de julho.

A conquista da verba é resultado direto da viagem do prefeito Toninho Bellini (PSD) e do vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB) à Brasília (DF), ocorrida no mês passado, oportunidade em qeu se encontraram com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e com o deputado federal Baleia Rossi (MDB), que intermediou o pleito.

Águas do Rio do Peixe também serão usadas no abastecimento da cidade (ItapiraNews)

Na ocasião, Bellini e Fonseca participaram de uma reunião junto a outros chefes de Executivos Municipais para tratar de projetos em tramitação junto ao Novo PAC e Bellini afirmou que o projeto itapirense tinha a vantagem de já estar aprovado em todos os órgãos regulatórios, como ANA Agência Nacional das Águas), DAAE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O projeto para a construção da nova captação foi inscrito em 2023 no Novo PAC. Segundo a Prefeitura, a estrutura será responsável pela adução de uma vazão de até 430 litros por segundo e o transporte dessa água até a ETA (Estação deTratamento de Água) da Avenida dos Italianos, no Ribeirão da Penha, será feira por uma adutora com quase oito quilômetros de extensão.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui