A profissional do setor de Recursos Humanos, Sâmela Rostirola, 25, iniciou uma campanha de arrecadação em Itapira para auxiliar as centenas de famílias afetadas pelas fortes chuvas na vizinha cidade de Socorro (SP).
A mobilização começou pelas redes sociais, ainda no domingo (21), e recebe doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e roupas. As contribuições podem ser encaminhadas diretamente à Sapataria do Rubens, que fica à Avenida Paoletti, 105, na região do bairro Santa Cruz.
Sâmela explicou à reportagem do Itapira News que fará a entrega dos mantimentos já neste final de semana, diretamente no Ginásio de Esportes de Socorro. O complexo se transformou em local de abrigo e apoio às famílias desalojadas.
“Tenho familiares em Socorro por parte de pai e sei o que a cidade está passando nesse momento. Muita gente perdeu praticamente tudo”, lamenta. “Então pensei: por que não ajudar? Resolvi iniciar essa campanha em Itapira para ajudar a amenizar o sofrimento de muitas famílias afetadas”, completa Sâmela.
Ela ratifica que Socorro representa sua segunda cidade, por conta dos familiares lá radicados. “Dois familiares foram atingidos pelas águas, mas não foi nada grave, graças a Deus”, conta. “Neste final de semana estarei lá para levar as arrecadações. Por isso, quem puder contribuir até sexta-feira, serei imensamente grata”, solicita.
A estância turística de Socorro foi castigada por um temporal na noite de sábado (20), que resultou em alagamentos e deixou cerca de 200 famílias desabrigadas. Segundo a Prefeitura, em pouco mais de uma hora o volume registrado foi de aproximadamente 130 milímetros.
O nível dos afluentes do Rio do Peixe subiu rapidamente e provocou transbordamentos em diversos pontos da área urbana e da zona rural.
O ginásio esportivo da cidade abriga as famílias desalojadas e recebe doações de roupas, água, alimentos não perecíveis, além de produtos de higiene e limpeza. Em razão dos acontecimentos, a Prefeitura de Socorro decretou situação de emergência.
Segundo informações, felizmente não houve feridos. O Governo de São Paulo informou que a Defesa Civil Estadual enviou ajuda humanitária ao município.