Eric Apolinário com a moeda da era imperial encontrada no solo do parque (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Uma moeda de 20 réis, que data do ano de 1825, foi encontrada no Parque Juca Mulato.

O encontro se deu durante o processo de reformulação do calçamento de pedras portuguesas.

A moeda foi encontrada no trecho às margens da Rua Ribeiro de Barros pelo calceteiro Charlei Raimundo Pereira, 52, que trabalha na reforma do logradouro público.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

“Bati a picareta no chão e percebi que um objeto voou. Fui verificar e vi que era uma moeda”, contou. Ele entregou a moeda ao historiador do Museu Histórico e Pedagógico, Eric Apolinário, que afirmou que o achado ficará exposto no acervo.

“É uma descoberta importante e significativa, já que estava debaixo da terra há quase 200 anos. É um achado curioso e ela pode ter sido perdida ali antes mesmo do espaço ter sido um cemitério ou o próprio parque”, disse.

De acordo com ele, a moeda é comum e apresenta corrosão. Nela, é possível ver o brasão com inscrições da data, além de dizeres do império de Dom Pedro I. O calceteiro que a encontrou disse que já tem histórico de localização de objetos perdidos sob as pedras.

“Já achei alianças e até um meteorito durante um trabalho na região de Três Rios, no Rio de Janeiro”, disse Pereira.

Apolinário lembrou também que está em busca de uma cápsula do tempo que teria sido colocada em 1933 em uma pedra fundamental no parque, quando o museu foi construído.

De acordo com ele, as buscas realizadas ao longo de dois dias, com uso de um detector de metais, não apontaram a localização do objeto.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui