O Dia da Independência do Brasil no município foi marcado pelo tradicional ato cívico no Monumento à Bandeira localizado na Praça Bernardino de Campos, na área central de Itapira.
A cerimônia de pouco mais de 45 minutos aconteceu pela manhã e reuniu representantes da GCM (Guarda Civil Municipal), Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Grupo Escoteiro do Mar de Itapira.
A Banda Sinfônica Lira Itapirense foi a responsável pela execução de marchas e do hino nacional brasileiro.
As bandeiras do Brasil, Estado e Itapira foram hasteadas, respectivamente, pelo secretário municipal de Governo e Defesa Social, Sandro César Oliveira Almeida; pelo comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar de Itapira, capitão Carlos Antunes dos Santos Júnior; e pela comandante da GCM de Itapira, Patrícia Zacariotto.
Além do secretário Sandro Oliveira, também falou ao público a escoteira-guia Mary Jane Rampim Germano, do Grupo Escoteiro do Mar. Cumpridos os protocolos oficiais, os participantes foram mobilizados na Marcha da Independência, com uma caminhada em volta da Praça Bernardino de Campos.
Professores da Rede Municipal de Ensino e secretários da Prefeitura também compareceram ao ato cívico. Em razão do período eleitoral, autoridades municipais que concorrem a cargos públicos no pleito de outubro não puderam participar.