Capitão Bellini será eternamente lembrado no futebol brasileiro
Publicidade - Anuncie aqui também!
Capitão Bellini em 1958, na conquista do título mundial histórico
Capitão Bellini em 1958, na conquista do título mundial histórico
Publicidade - Anuncie aqui

O ex-jogador de futebol Hideraldo Luiz Bellini faleceu em São Paulo na tarde desta quinta-feira (20), por volta das 19h50. Ele tinha 83 anos e estava internado em estado grave, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um hospital na capital paulista.

Há mais de dez anos Bellini sofria de Mal de Alzheimer e, há três, perdeu a fala. No mês passado ele teve alta médica após ficar 60 dias hospitalizado e passou a receber acompanhamento em casa. O quadro da doença foi piorando gradativamente e, na noite de terça-feira ele foi levado de volta ao hospital.

Bellini nasceu em Itapira (SP) em 07 de junho de 1930. Seu corpo deverá ser sepultado na cidade natal nesta sexta-feira (21). Antes disso, ele deverá ser velado em São Paulo, segundo dados preliminares. Capitão da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 1958, ele foi o responsável por eternizar o gesto de levantar sobre a cabeça a taça da conquista, Jules Rimet.

O ex-atleta começou a carreira em Itapira e se tornou famoso no Vasco da Gama, onde chegou em 1952 e jogou até 1961. Depois, Bellini jogou por cinco anos no São Paulo e se aposentou no Atlético-PR, em 1969.

Hilderaldo Luiz Bellini faleceu em São Paulo
Hilderaldo Luiz Bellini faleceu em São Paulo

Pela Seleção Brasileira, além da Copa de 1958, conquistou também o Mundial de 1962 e duas edições da Copa. Na conquista do mundial, eternizou o gesto de levantar a Taça Jules Rimet com as mãos sobre a cabeça – o que se tornaria uma das maiores marcas do futebol brasileiro e que passou a ser reproduzida por todo capitão em caso de título. O gesto virou também virou estátua na entrada do Maracanã, que recebe muitas visitas de turistas.

Em 2008, quando completou-se 50 anos do título mundial de 1958, Bellini, entre outros ex-jogadores, foram homenageados pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva, em cerimônia ocorrida no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

Na última terça, durante o jogo de Mogi Mirim e Paulista no estádio Coronel Chico Vieira, em Itapira, uma faixa foi exibida pelos atletas do clube mogimiriano com os dizeres ‘Força Capitão Bellini! A torcida brasileira está ao seu lado!!”. A faixa também exibiu a clássica foto de Bellini erguendo a taça.

Capitão Bellini será eternamente lembrado no futebol brasileiro
Capitão Bellini será eternamente lembrado no futebol brasileiro