O motorista itapirense Luís Fernando Alves, 33, iniciou uma campanha de financiamento coletivo para cobrir despesas familiares após a suspensão temporária de seu benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Sem poder trabalhar desde dezembro de 2023 devido a restrições médicas, Alves passou por uma cirurgia em julho para a remoção de um meningioma, uma espécie de tumor cerebral, e em menos de dois meses, teve seu benefício interrompido.
A suspensão ocorreu por falta de atualização de receita médica, mas, após a apresentação do documento necessário, o pagamento foi retomado no início deste mês. Ainda assim, a família enfrenta dificuldades para quitar despesas de aluguel e contas básicas acumuladas durante o período de suspensão do benefício.
Como se isso não bastasse, Alves precisa de medicamentos que estão em falta no SUS (Sistema Único de Saúde) desde agosto, obrigando-o a comprar o tratamento com recursos próprios. “Cada caixa custa R$ 80,00, e uso sete por mês, então temos um gasto de mais de R$ 500,00 mensalmente”, explica.
A interrupção do trabalho também está relacionada aos episódios de convulsão que Alves começou a apresentar em dezembro de 2023. Para retomar sua função, ele precisará ficar um ano sem convulsões, além de seguir orientações médicas de evitar esforços físicos e exposição ao sol, mantendo o uso rigoroso da medicação prescrita.
A fim de cobrir os custos com exames realizados em dezembro passado e a cirurgia deste ano, a família já havia realizado uma rifa com a ajuda de parentes e amigos. Agora, diante das novas necessidades, a esposa de Alves, Jessica Ingrid Rozão Pereira, 32, também mobiliza esforços para contribuir com o orçamento.
Confeiteira, ela realiza encomendas de bolos e doces, mas sua disponibilidade para trabalho é limitada, pois dedica-se ao cuidado dos filhos, Victor Hugo, de 12 anos, que possui paralisia cerebral, e Davi Luca, de 2 anos.
O casal divulga o trabalho de confeitaria de Jessica no Facebook, incentivando encomendas e qualquer apoio adicional. Mais informações sobre a vaquinha virtual podem ser obtidas através deste link, ou pelo telefone (19) 9.9681-1519.