Grupo Máquina do Mundo integra programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Grupo Máquina do Mundo integra programação (Divulgação)
Grupo Máquina do Mundo integra programação (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

do Portal Megaphone

O município será palco, neste sábado (24) e domingo (25), do 1º Movimento Cultural. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e oferecerá atrações em diferentes pontos da cidade. O objetivo é proporcionar acesso à cultura para a comunidade e dar a oportunidade para que artistas locais mostrem seus trabalhos.

Com tudo gratuito, o cronograma contempla dois dias de música, artes cênicas, artes plásticas, entre outras manifestações. “Me preocupo em fazer acontecer, dar a oportunidade para quem faz cultura. Queremos dar visibilidade e mostrar o trabalho que os grupos têm feito. E o Movimento Cultural, ao mesmo tempo, mostrará isso à sociedade”, analisou o secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Dragone Iamarino.

A programação com 14 atrações começa às 10h00, na Praça Bernardino de Campos, na área central do município. Ao longo do dia, diversos pontos receberão manifestações, como o espaço em frente ao Supermercado Cubatão (centro), Casa da Cultura João Torrecillas Filhos, Museu de História Natural Hortêncio Pereira da Silva Júnior, Supermercado Antonelli (Jardim Soares), Praça Mogi Mirim, Jazz Café (final da rua José Bonifácio) e CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) do bairro Istor Luppi.

A programação será finalizada somente domingo, às 20h00, com a primeira temporada de concertos da Banda Lira Itapirense e convidados, no Clube de Campo Santa Fé. Com o título ‘Brasileiríssimos’, o evento reúne as participações especiais do Coral Cristália, Trio Arena, Zezo Marcone, Aimberê Dantas e do grupo formado pelos músicos Toninho Caio, Paulinho Teté e Toy Fonseca. A entrada será trocada por um quilo de alimento não perecível na bilheteria.

Iamarino relatou que a escolha dos pontos para as apresentações foi intencional. “São locais que normalmente possuem presença de populares nos finais de semana”, contou. Explicou também que as atrações foram selecionadas pela pasta, em conversas com artistas e membros do Conselho Municipal de Cultura. A idéia do Movimento surgiu no ano passado, após o município não ter sido incluído no roteiro da Virada Cultural Paulista. Ficou decidido pela equipe da pasta que seria realizado um evento com os próprios artistas da cidade. O cronograma possui, em sua maioria, apresentações de grupos e bandas itapirenses.

Iamarino detalhou que, como o evento acontece pela primeira vez e também ocorre em diversos pontos, não é possível estimar a quantidade de público. Porém, enfatizou que a expectativa é positiva para que o Movimento ganhe adesão e entre para o calendário oficial do município.

Programação do Movimento Cultural

  • Sábado

Horário: 10h00
Local: Praça Bernardino de Campos
Atrações: Dança (Academia de Itapira); Exposição de Pintura (Ateliê Municipal) e Grupo Máquina do Mundo (interação com o público)

Local: Circolo Ítalo-Brasiliano XV de Novembro
Atração: 10ª Mostra de Arte Contemporânea – Tema: Arte In Vitro

Horário: 12h00
Local: Supermercado Cubatão – Centro
Atração: Orquestra de Viola Sertaneja de Itapira

Horário: 14h00
Local: Casa da Cultura João Torrecillas Filho
Atração: Troca de Livros (Clube do Livro); Cia. de Theatro Paulino Santiago; Exposição Fotográfica –Nheco Day (Luís Galaverna) e Bridal Session (Fabiano Franco)

Local: Museu de História Natural
Atração: Exposição Semana Nacional dos Museus – Colecionando Insetos

Horário: 16h30
Local: Supermercado Antonelli (Jardim Soares)
Atração: Coral Cidade de Itapira

Horário: 18h00
Local: Praça Mogi Mirim
Atração: Banda The Rolling Papers

Horário: 20h00
Local: Café (Rua Jose Bonifácio)
Atração: Banda Máfia do Blues

Horário: 21h00
Local: Teatro da Praça CEU – Istor Luppi
Atração: Teatro Cego – O Grande Viúvo (trocar ingresso por 1 kg de alimento na Secretaria de Cultura, até sexta-feira, ou até se esgotar os 60 lugares)

  • Domingo

Horário: 20h00
Local: Clube de Campo Santa Fé
Atração: 1ª Temporada de Concertos – Banda Lira e Convidados – Brasileiríssimo (entrada em troca de 1 kg de alimento na bilheteria)