O deputado estadual José Antônio Barros Munhoz (PSDB) anunciou a disponibilização de emendas parlamentares no valor de R$ 1.850 milhão para que possam ser aplicados no custeio do Centro de Hemodiálise de Itapira.
A informação foi confirmada pelo próprio parlamentar na tarde desta sexta-feira (8), depois que um ofício sobre o assunto foi encaminhado ao prefeito Antônio Hélio Nicolai (PSD).
No início desta semana, a Prefeitura divulgou um encontro de Bellini com a secretária-executiva da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Priscilla Reinisch Perdicaris, no qual reiterou o pedido das verbas para o custeio do início da operação do Centro de Hemodiálise.
A administração também tenta obter recursos federais e já conta com alguns valores encaminhados via emendas. Segundo o deputado, a iniciativa visa contribuir com a busca por recursos iniciada pelo prefeito para garantir o funcionamento do novo serviço.
“É uma causa reconhecidamente positiva, um pedido muito justo. Embora eu não tenha sido procurado, tomei conhecimento dessa necessidade financeira e estou disponibilizando esse valor de emendas que tenho o direito de indicar para ajudar a custear o início do atendimento”, disse o deputado.
Ainda conforme detalhado por Munhoz, para que os recursos sejam transferidos ao caixa do município é necessário que a Prefeitura concorde com a indicação.
“Estou certo de que, no máximo, até o mês de abril esses recursos serão liberados pelo Governo do Estado e o processo contará com o empenho e acompanhamento do meu gabinete na Assembleia Legislativa”, finalizou o parlamentar.
- OUTRO LADO
A reportagem manteve contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, que respondeu destacando, novamente, o pedido do prefeito para que o Governo do Estado libere recursos para o custeio do Centro de Hemodiálise.
“Inclusive, no dia 1 de março o Departamento Regional de Saúde protocolou o recebimento de todos os documentos solicitados (inclusive o plano detalhado de trabalho) no Despacho 0019384963 da Secretaria de Estado da Saúde – Coordenadoria de Regiões de Saúde – Grupo de Planejamento e Avaliação para que a formalização de convênio pudesse ter continuidade”, destaca o texto remetido à reportagem.
A nota afirma ainda que “o prefeito Toninho Bellini já havia recebido através de assessores a confirmação da vinda desse recurso através da Secretaria de Saúde do Estado para custeio temporário do serviço, tendo em vista que o mesmo atenderá pacientes de Itapira e da região. Depois, conforme trâmites da pasta estadual, esse pedido será encaminhado ao Ministério da Saúde para que seja definitivo”.
Por fim, a assessoria não se posicionou com relação ao aceite ou não, por parte do prefeito, das emendas disponibilizadas pelo deputado pelo fato de que o ofício ainda não havia chegado ao Gabinete do Executivo.
Considerado grande marco da administração bellinista, o Centro de Hemodiálise foi entregue no dia 2 de fevereiro e está em vias de começar a funcionar, com sua estrutura totalmente pronta.
A fase atual consiste na organização dos remanejamentos de pacientes que até então eram atendidos na Santa Casa de Mogi Mirim, além, claro, da busca de recursos para custear o período inicial do serviço.