Evento acontecerá em parceria com o UNIESI (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Algumas coisas dão borboletas no estômago. Outras deixam com a pulga atrás da orelha. E o que falar de pessoas abelhudas ou que têm sangue de barata? A relação do ser humano com os insetos é tão natural que por diversas vezes passa despercebido o quanto eles se fazem presentes no ecossistema, nas residências e até mesmo nas expressões populares.

A sabedoria das populações tradicionais ou locais sobre animais existem em todas as culturas. O conhecimento local e o científico derivam da mesma fonte – a observação sistemática natureza – e ambos produzem informações sobre fenômenos naturais e as relações entre os componentes do ecossistema.

Mas, infelizmente, os conhecimentos tradicionais têm sido historicamente postos de lado pela comunidade científica, embora a sua importância passe a ser reconhecida pelos pesquisadores de diferentes áreas sobre esse tema.

Tomando como ponto de partida essa relação dos seres humanos com os insetos e a valorização tanto do conhecimento popular como o científico, o Museu de História Natural ‘Hortêncio Pereira da Silva Júnior’ apresentará uma exposição sobre o tema durante a 12ª Primaveras dos Museus – entre os dias 17 a 23 de setembro de 2018 – e uma ação educativa em parceria com o UNIESI (Centro Universitário de Itapira), através do 5º semestre do curso de Pedagogia, na forma de nove oficinas pedagógicas com o público espontâneo do museu.  

“Nosso objetivo é valorizar todo esse conhecimento popular unindo-o a todas as informações científicas acerca dos insetos”, afirmou o coordenador do museu, José Carlos Simão Cardoso Junior. As oficinas ocorrerão aos domingos (conforme cronograma abaixo) das 09h00 às 10h00 e em cada data será abordado um inseto diferente. Não há limite de idade para a participação e, apresar se complementarem, as oficinas independentes.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas antecipadamente no próprio museu, no horário das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20 de segunda à sexta feira e das 10h00 às 13h00 aos domingos e antes de cada oficina. Também pode ser feita pelo telefone (19) 3843 4317 ou pelo e-mail [email protected]

Cronograma das oficinas pedagógicas
(domingos, das 09h00 às 10h00)

26 de agosto; 09 de setembro; 16 de setembro;
30 de setembro; 14 de outubro; 28 de outubro;
11 de novembro; 25 de novembro; 09 de dezembro.

Exposição: ‘Insetos na Cultura Popular’
17 a 23 de setembro
Visitação: De segunda a sexta-feira
das 8h00 às 11h20 e das 13h00 às 17h20
e domingo das 10h00 às 13h00
Entrada franca