O Museu de História Natural de Itapira, que comemora 25 anos de atividades neste mês, abriga uma ação educativa especial no dia 22 (terça-feira).
Organizada em parceria com os alunos do 1º ano do curso de Pedagogia do Uniesi (Centro Universitário de Itapira), a iniciativa pretende explorar o conceito de trabalho na natureza com base em pensadores como John Dewey e Karl Marx.
A ação é orientada pelo professor de Fundamentos de Filosofia e Educação, José Carlos Simão Cardoso Júnior – que também é o coordenador dos Museus de Itapira – e da coordenadora do curso de Pedagogia da universidade, Cristina Lucon.
A atividade propõe uma reflexão sobre a relação entre seres humanos e natureza, além da divisão de trabalho entre os insetos sociais e a analogia com a sociedade humana.
Em dois grupos, os alunos abordarão a vida de formigas e abelhas: ciclo, produtos utilizados pela colônia e os benefícios para o ambiente. As apresentações pretendem levar o público a refletir sobre a divisão de tarefas e o conceito de cidadania.
Na área externa do museu, estudantes do curso de Biomedicina participam com uma ação voltada para a prevenção do câncer de mama, em referência ao movimento Outubro Rosa.
O evento é gratuito e ocorre das 19h30 às 21h30. A ação é aberta aos interessados, com destaque para a participação de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Professor João Simões’.
O aniversário de 25 anos do Museu de História Natural será celebrado no dia 24 de outubro.