A programação do projeto ‘Clássicos em Cena’ será retomada em Itapira no dia 28. Depois do recesso em julho, quem abre o ciclo de apresentações do segundo semestre é o grupo Bálkân Neo Ensemble, com o melhor da música folclórica tradicional do Leste Europeu. O espetáculo começa às 19h00, no anfiteatro do Grupo Penha, com entrada gratuita.
O quarteto é formado pelo búlgaro Martin Borislavov Lazarov (oboé, corne inglês, tambura, voz, piano e arranjos), Emilio Martins (percussão étnica), Ricardo ‘Zohyo’ Silva (baixo acústico, tambura, buzuki e bandolim) e Manú Falleiros (flauta, duduk, sax soprano/alto).
O grupo apresenta um repertório focado nas canções tradicionais dos Bálcãs, com destaque para a rica e complexa música búlgara, de ritmos assimétricos e compassos compostos.
Além da Bulgária, o quarteto traz obras de outros países, como Albânia, Bósnia, Grécia, Romênia, Montenegro, Macedônia, Turquia, Sérvia e Hungria, bem como a música cigana, que mantém uma forte presença naquela região.
O Bálkân Neo Ensemble foi fundado por Martin Borislavov Lazarov, um grande conhecedor da música dos Bálcãs, que encontrou músicos brasileiros fascinados pelos ritmos.
Iniciado como um grupo de estudo, a missão é experimentar e criar uma fusão entre a música dos Bálcãs, música cigana, música instrumental brasileira e até a música contemporânea. O quarteto se dedica à pesquisa do folclore do Leste Europeu, com especial ênfase nas canções da Península Balcânica, especialmente da Bulgária.
- COMENTÁRIOS
Os concertos do ‘Clássicos em Cena’ contam com os comentários do maestro Parcival Módolo, que conduz as apresentações abordando curiosidades, histórias e informações que ajudam o público a apreciar
melhor as composições e sonoridades.
A concepção do projeto, idealizado pelo próprio Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, tem como ponto central a propagação de música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral.
A iniciativa nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades. Em Itapira conta com patrocínio do Grupo Penha, por meio da da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Em setembro o grupo convidado será o Quarteto Edino Krieger, que se apresentará no dia 25. Todos os eventos são gratuitos e não é necessário retirar ingressos. O anfiteatro fica à Rua Comendador Funabashi Tokuji, 278, no Jardim Ivete.