Publicidade - Anuncie aqui também!
Procedimentos foram realizados em carreta adaptada (Divulgação)
Procedimentos foram realizados em carreta adaptada (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

O segundo mutirão de cirurgias de catarata, ocorrido no sábado (6), registrou 223 procedimentos. O balanço foi divulgado na tarde desta segunda-feira (8) pela Secretaria Municipal de Saúde.

O total de cirurgias superou os 150 procedimentos calculados com base nos pacientes que já haviam se submetido à operação em um dos olhos no ano passado. “O número passou o previsto inicialmente porque foram realizadas também cirurgias no primeiro olho”, informou a assessoria de comunicação da Prefeitura.

O mutirão foi abrigado em uma carreta-hospital, dotada de toda a estrutura necessária, que ficou estacionada na Rua Farmacêutico Antônio Serra, na Vila Penha do Rio do Peixe, mais precisamente defronte ao Cais (Centro de Atenção Integral à Saúde) ‘Irmã Angélica’.

Pacientes já passaram por retorno nesta segunda (Divulgação)
Pacientes já passaram por retorno nesta segunda (Divulgação)

Ao todo, 153 pacientes que já haviam operado um dos olhos fizeram nova cirurgia no outro olho. Outros 70 pacientes se submeteram ao procedimento pela primeira vez.

Nesta segunda-feira já aconteceu a primeira consulta médica aos pacientes atendidos no mutirão. Eles passaram por exames no Hospital Municipal, onde receberam orientações sobre a continuidade do tratamento.

Os atendimentos começaram pela manhã e seguiram até 16h00, com os pacientes sendo divididos em oito grupos. Segundo a assessoria da Prefeitura, os pacientes com dificuldades para compreender as necessidades do tratamento terão suporte de agentes do PSF (Programa de Saúde da Família).