A região da Vila Ilze e Cubatão, área que abrange os bairros com maior concentração de casos positivos de dengue em Itapira, é alvo de um mutirão de limpeza desencadeado pela Prefeitura desde sábado (17).
O trabalho envolve secretarias da administração municipal e o pedido aos moradores é para que removam das residências recipientes e materiais que possam acumular água, além de entulho vegetal, móveis, colchões, sofás, entre outros.
Os materiais devem ser colocados nas calçadas para posterior retirada pelas equipes da Prefeitura. O objetivo é eliminar qualquer objeto com potencial de se transformar em criadouro do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O mutirão inicialmente abrange Vila Ilze e Cubatão, setor que preocupa as autoridades de saúde por abrigar bairros com alta incidência de casos positivos da doença. O recolhimento começou no dia 17 e a finalização do serviço está prevista para 1º de março. Antes disso, neste sábado (24), também ocorre a realização do ‘Dia D’, com início às 7h00.
A reportagem do Itapira News pediu informações à Assessoria de Comunicação da administração municipal sobre o cronograma completo do mutirão de limpeza, como roteiro a ser seguido, horários, quantos funcionários trabalham na ação e a quantidade já retirada de entulho. As respostas não foram encaminhadas à redação até a publicação da matéria.
- SUSPENSO
Em razão mutirão de limpeza, temporariamente a Prefeitura suspendeu o calendário de coleta de entulho vegetal em outras localidades da cidade. A retirada nos demais bairros do município será efetuada somente mediante agendamento pelo telefone (19) 3913-9455.
Até o dia 16, Itapira computava 123 registros positivos de dengue só este ano, sendo que apenas uma semana foram 56 novas contaminações.