Funcionários da Sama se empenharam no trabalho de limpeza (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Uma ação de limpeza desencadeada pela Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) resultou na retirada de 1.800 quilos de lixo das margens e leito do Ribeirão da Penha.

O trabalho foi executado na quarta-feira (5) e compôs uma série de atividades realizadas pela pasta para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente em Itapira.

Uma equipe composta por 20 funcionários da própria Sama se incumbiu do mutirão que aconteceu pela manhã e à tarde.

A mobilização cobriu trecho de mais de 500 metros da Ponte ‘Reinaldo Zeferino’, entre o Jardim Soares e a Penha do Rio do Peixe, até a ponte que liga os bairros Nosso Teto ao Flávio Zacchi.

“Retiramos muito lixo deixado por moradores em situação de rua que ficam pela área, além de galharia e outros resíduos”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Aparecido Perentel Rostirolla.

Retirada de 1.800 quilos de entulho das margens do curso d’água (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Ele adiantou que a limpeza das margens do ribeirão tem sequência nesta quinta-feira (6), no trecho da ponte do entroncamento das avenidas Comendador Virgolino de Oliveira, Rio Branco e Italianos e Rua Ari Wilson Cremasco até a Ponte ‘Reinaldo Zeferino’. “É um trabalho que fazemos periodicamente e não somente em datas especiais”, reforçou.

A Sama coordenou, ainda na quarta-feira, o plantio de 40 mudas de árvores nativas na Praça Bernardino de Campos, na área central da cidade, e também nas margens do córrego que corta o Jardim Soares. “Essa medida não só promove a ampliação de áreas verdes na cidade, mas também fortalece os ecossistemas locais e contribui para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, destacou o biólogo da secretaria, Anderson Martelli.

Outra atividade foi a realização de palestras educativas ministradas pela bióloga Ariadne Alvarenga na Etec (Escola Técnica Estadual) ‘João Maria Stevanatto’ e no Uniesi (Centro Universitário de Itapira). Os eventos proporcionaram reflexões sobre a importância da preservação ambiental e o papel de cada cidadão nesse processo.

“O compromisso da Prefeitura com a preservação ambiental é contínuo e estamos sempre em busca de melhorias e da redução dos impactos nos recursos naturais locais. Com a colaboração de todos os munícipes, Itapira continuará a ser um exemplo de sustentabilidade”, frisou Rostirolla.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui